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Questionários como técnica de coleta de dados

Questionários como técnica de coleta de dados

Questionários são instrumentos de coleta de dados muito utilizados em pesquisas cujo objeto de estudos são populações ou comunidades. Se constitui de uma série de perguntas elaboradas pelo pesquisador e respondidas por escrito pelo participante. Ou seja, o questionário coleta informações de determinada realidade. Tem, portanto, um cunho empírico.

O pesquisador Antônio Carlos Gil, no livro “Métodos e técnicas de pesquisa social” (1999), define o questionário como:

“ (…) a técnica de investigação composta por um número mais ou menos elevado de questões apresentadas por escrito às pessoas, tendo por objetivo o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas etc.”

Entre os tipos de pesquisa onde o questionário é comum estão: a pesquisa-ação, pesquisa de campo, pesquisa ex-post-facto, levantamento, pesquisa participante e o estudo de caso. Além disso, é importante ressaltar que, embora sejam bastante comuns em áreas das ciências humanas e sociais, aplicam-se também em outras áreas do conhecimento.

As vantagens e desvantagens do questionário

Todos os instrumentos de coleta de dados possuem as suas vantagens e desvantagens. O papel do pesquisador é justamente saber analisá-las de forma crítica para que a sua pesquisa não seja comprometida. De acordo com Gil, algumas das vantagens dos questionários são:

  • Possibilidade de atingir um grande número de pessoas, uma vez que pode ser enviado por correio ou e-mail;
  • Possui menos gastos, pois não exige treinamento de pesquisadores;
  • Garante o anonimato das pessoas que o respondem;
  • As pessoas podem respondê-lo no momento em que quiserem; e
  • As opiniões pessoais dos entrevistados não influenciam os pesquisadores durante a coleta.

Por outro lado, o pesquisador também pontua as desvantagens deste tipo de instrumento.

  • Exclui pessoas analfabetas, causando impacto nos resultados obtidos;
  • Impede o esclarecimento de eventuais dúvidas que o entrevistado tenha durante as respostas;
  • O pesquisador não tem conhecimento sobre as circunstâncias em que o questionário foi respondido;
  • Não há garantia de que as pessoas o preencham devidamente. Fato que implica numa diminuição significativa da amostra e a sua representatividade.
  • Envolve um número pequeno de perguntas. Uma vez que questionários extensos têm mais possibilidade de não serem respondidos.
  • Falta de objetividade nos seus resultados, uma vez que os mesmos itens podem ter significados diferentes para aqueles que respondem.

Os tipos de questionário de pesquisa 

Elaborar um questionário não é uma tarefa tão simples como parece. As perguntas devem ser planejadas com cuidado e são diretamente influenciadas pela forma como a análise posterior será conduzida. Assim, até mesmo as condições que os entrevistados responderão as questões são pensados.

Questionários de perguntas abertas

Perguntas abertas são aquelas que permitem que o entrevistado possa formular sua própria resposta. Assim, a pergunta vem acompanhada de um campo livre onde o entrevistado poderá preencher com a sua resposta escrita. Desta forma, permite a liberdade ao entrevistado e oferece uma quantidade ilimitada de respostas ao pesquisador.

Utiliza-se este tipo de pergunta principalmente em pesquisas qualitativas. Uma vantagem das perguntas aberta é que o entrevistado não se influencia por respostas pré-estabelecidas pelo questionário. Por outro lado, não atingem entrevistados que não tenham habilidade de escrita.

Questionários de perguntas fechadas

As perguntas fechadas são aquelas que trazem respostas pré-estabelecidas. Ou seja, apresenta-se diferentes respostas alternativas para o entrevistado escolher. A facilidade da resposta (com uma marcação no quadrado correspondente à resposta) é uma das vantagens deste tipo de pergunta. No entanto, como desvantagem, destaca-se a restrição nas possibilidades de resposta.

  • Binárias ou dicotômicas

Respostas que apresentam somente duas opções, necessariamente antagônicas entre si. Consideram-se respostas binárias, por exemplo: Sim ou Nãofavorável ou ContrárioVerdadeiro ou Falso.

Múltipla escolha

Respostas que apresentam três ou mais opções alternativas. As respostas não são necessariamente antagônicas. Por isso, pede-se para que o entrevistado marque somente uma ou mais de uma opção.

Confira um exemplo de resposta de múltipla escolha:

  • Escalonadas

Respostas que apresentem três ou mais opções e organizadas em uma escala. Dessa forma, a primeira e a última são antagônicas, enquanto a opção central é neutra.

Confira um exemplo de resposta escalonada:

Os diferentes tipos de pergunta na construção do questionário

A existência destas categorias de questionários não significa, porém, que um questionário precisa ser composto só por um tipo de pergunta. Por exemplo, perguntas binárias e de múltipla escolha podem aparecer num mesmo questionário. Da mesma forma, pode-se inserir perguntas abertas à questionários onde a maioria das perguntas são fechadas. O pesquisador deve, nesses casos, apontar instruções básicas de preenchimento ou no início ou ao longo do questionário.

Outro detalhe interessante são as perguntas dependentes. Ou seja, aquelas perguntas que dependem da resposta da pergunta anterior. Um exemplo disso é:

Cuidados na elaboração do questionário

Mas não é por causa das desvantagens que um questionário deixa de ser interessante como instrumento de coleta de dados.

Há, inclusive, maneiras de sanar algumas delas. Por exemplo, é recomendável enviar em conjunto com o questionário uma carta de instruções. Assim, se explica a natureza da pesquisa, sua importância, a necessidade de obter respostas e como deve ser preenchido o questionário. Estas apresentações ajudam a despertar o interesse daqueles que participaram, fazendo com que eles preencham e devolvam o questionário num prazo razoável.

Por fim, um resumo dos principais cuidados que um questionário deve ter:

  • As perguntas formuladas de maneira clara e precisa;
  • Trata-se de uma única ideia por pergunta;
  • Perguntas devem possibilitar uma única interpretação;
  • Perguntas não devem sugerir ou indicar respostas corretas; e
  • Considera-se o grau de conhecimento e informação do entrevistado.
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