Pesquisa e formação profissional

Pesquisa e formação profissional

Pesquisa e formação profissional

A pesquisa é a produção de conhecimento, interpretação e explicação dos fatos e fenômenos naturais e sociais, indicação de novas respostas aos problemas que se apresentam. Trata-se de investigar, levantar dados, realizar diagnósticos, sistematizar estes dados visando uma análise rigorosa que contribua na elaboração da ciência, é um processo de descoberta.

A gênese da relação entre pesquisa e ciência está implícita nas primeiras investigações realizadas pela humanidade. Atualmente esta relação amplia-se ao vincular a inovação tecnológica, científica ao desenvolvimento social e econômico.

A formação profissional desenvolvida no âmago das instituições de ensino assume a pesquisa como componente formativo desde a proposta por Humboldt, provocando mudanças no processo de ensinar. A investigação supera o ensino transmissivo centrado na reprodução do conhecimento ao incluir a indagação, a dúvida como ponto de partida para a formação. O propósito não é necessariamente formar pesquisadores profissionais, mas reconhecer na atividade investigativa possibilidade de desenvolvimento do sujeito criador, crítico em face de fatos e acontecimentos. O processo de formação associada ao envolvimento na produção de conhecimento torna-se instigadora, deixa a concepção de consumo do conhecimento para provocar, originar, gerar e lançar novas explicações, compreensão e respostas aos problemas existentes.

Os cursos de graduação e de pós-graduação ao introduzirem a pesquisa em suas propostas curriculares favorecem uma formação em princípios, métodos e técnicas da resolução de problemas científicos, por meio do ensino baseado na pesquisa, promovendo a iniciação, participação e desenvolvimento de pesquisas.

O desenvolvimento da investigação abrange diferentes níveis e tipos de produção do conhecimento nos trabalhos de conclusão de curso, participação em projetos de pesquisa, comunicação em eventos e publicação de artigos. A finalidade da realização de pesquisa está vinculada a melhoria do processo de aprender, fomenta a reflexão, propicia o alargamento da compreensão das ciências e seus princípios, torna possível qualificar-se profissional e pesquisador capaz de contribuir na busca de solução aos problemas.

Leave a Reply

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp chat WhatsApp 11-99832-9604