O que é Formatação? Tipos de Formatação

O que é Formatação? Tipos de Formatação

 

Formatação de Trabalhos Acadêmicos

O padrão de formatação de trabalhos acadêmicos normalmente utilizado pelas instituições de ensino superior são baseadas nas normas definidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), as quais são compostas pelas seguintes NBRs.

O que são as Normas de Vancouver

As normas de Vancouver são um conjunto de regras para a publicação de trabalhos no âmbito das ciências da saúde e receberam esse nome devido à uma reunião que foi realizada na cidade de Vancouver, no Canadá, em 1978.

Nesta reunião, surgiu o Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas e também o estilo Vancouver, que foi desenvolvido pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos e diz respeito ao modo de se fazer uso de citações e referências bibliográficas nas produções acadêmicas e científicas.

Contudo, é importante ressaltar que, diferentemente das normas ABNT, as normas Vancouver não contemplam diversos itens de um trabalho acadêmico como a monografia. Por exemplo, elas não fornecem regras para a formatação de elementos como capa, folha de rosto, listas, notas de rodapé, apêndice, anexo, entre outros itens que constituem o trabalho, sendo focadas basicamente no que diz respeito às citações e referências.

Como se fazer citações no Estilo Vancouver

Assim como ocorre nas normas ABNT, as normas de Vancouver também diferenciam citações indiretas, diretas curtas e diretas longas, utilizando o mesmo critério de diferenciação adotado pelo sistema brasileiro.

A principal diferença do Estilo Vancouver é que ele se utiliza do sistema numérico para a apresentação de referências bibliográficas em vez do sistema autor-data, mais comumente encontrado nos trabalhos que seguem as normas ABNT. Ou seja, as referências bibliográficas devem ser listadas de acordo com a ordem de aparecimento no texto e indicadas por números arábicos entre parênteses (1), colchetes [1], superíndice 1, ou uma combinação de colchetes mais superíndice [1], e não pelo sobrenome do autor em ordem alfabética.

O sobrenome do autor deve ser citado com a primeira letra em maiúscula, acompanhado das iniciais dos nomes, sem vírgula entre sobrenome e iniciais do nome e sem ponto entre as inciais. As normas não indicam qualquer tipo de destaque gráfico, tais como negrito, sublinhado ou itálico, na composição das referências.

 

 

Leave a Reply

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp chat WhatsApp 11-99832-9604