Diferença entre Monografia e Tcc

Diferença entre Monografia e Tcc

Entenda a diferença entre Monografia e Tcc

Os termos TCC e monografia muitas vezes são usados como sinônimos, mas não são. Monografia é um TCC, mas um TCC não é necessariamente uma monografia. Confuso né? Mas não se preocupe. Neste artigo esclareceremos algumas dúvidas e você aprenderá a sutil diferença entre esses termos.
O TCC como já vimos anteriormente é o Trabalho de Conclusão de Curso. E todo aluno universitário, deve desenvolver para demonstrar o conhecimento cientifico adquirido ao longo de sua graduação ou pós-graduação. Entretanto, o TCC pode ser apresentado de várias formas. As principais são: monografia, artigo cientifico, relatório de estágio, tese para doutorado e dissertação para mestrado. Enfim, exitem esses e vários outros tipos de trabalhos que são aceitos como TCC, a decisão de qual tipo deve ser feito depende do curso e da instituição de ensino.
Em muitas faculdades, o TCC é o critério final de avaliação do aluno e em caso de reprova nessa "disciplina", o aluno fica impedido de colar grau e receber o diploma. Consequentemente, não poderá exercer sua profissão até que seja aprovado.
Monografia segundo o dicionário Aurélio é “...um estudo minucioso a fim de esgotar determinado tema relativamente restrito", ou seja, monografia é um trabalho cientifico que se caracteriza pela especificação do assunto/problema. E dessa forma, objetiva-se com a pesquisa apresentar uma contribuição relevante ou original à ciência.
Uma monografia, na maioria da vezes, é feita por apenas uma pessoa e deve ser escrita em uma linguagem clara e objetiva, além de ter uma seqüência lógica das idéias sobre as pesquisas e os resultados obtidos.

 

Leave a Reply

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp chat WhatsApp 11-99832-9604