DIFERENÇA ENTRE MONOGRAFIA E ARTIGO CIENTIFICO

DIFERENÇA ENTRE MONOGRAFIA E ARTIGO CIENTIFICO

DIFERENÇA ENTRE MONOGRAFIA E ARTIGO CIENTIFICO

1. Monografia – NBR 14724/2005 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

Trata-se de um trabalho acadêmico para o qual o(a) aluno(a)/pesquisasdor(a) deverá definir um tema específico, pesquisar sobre ele e escrever um texto próprio, com base na literatura já existente acerca do mesmo.
As regras para a escrita de uma monografia foram definidas segundo a ABNT-NBR 14724/2005 – Trabalhos Acadêmicos, conforme seu texto original: “princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e outros)”.

2. Artigo científico – NBR 6022/2003 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

De acordo com a definição dada pela ABNT-NBR 6022/2003, assim estabelecido: “artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.
Trata-se de um tipo de texto acadêmico, cuja principal característica é a de ser breve, isto é, bastante objetivo. Costuma ser exigido de universitários que cursam pós-graduação. Em artigos publicados aqui em oportunidades anteriores, detalhei a forma ideal de elaborar um artigo, e cuidados com o mesmo.
Quando exigido dentro da universidade, o artigo científico deverá seguir as regras da metodologia oferecida por seu curso.
Porém, quando se trata de um artigo cuja finalidade seja a de ser publicado em determinado periódico impresso ou eletrônico, o(a) pesquisador(a) deverá observar as regras específicas, as quais deverão ser cumpridas, ou, do contrário, seu artigo, ao ser submetido, não será aceito.

A diferença básica entre um artigo científico e uma monografia consiste na objetividade do texto, tendo em vista que os artigos científicos costumam ter um tamanho que varia entre 3 e 30 páginas, conforme a área de especialização do acadêmico.
Já uma monografia pode/deve ser elaborada em um tamanho maior, contendo entre 3 e 4 capítulos, que podem ter um tamanho variado entre 20 e 50 páginas.
Equivale a dizer que os assuntos mais relevantes devem ser mais aprofundados, permitindo a utilização de inúmeras fontes, enquanto no artigo científico, todos os conceitos relevantes deverão ser condensados em menor espaço.
É importante frisar que a questão do tamanho não é uma regra explícita, porém, mas as exigências variam, conforme a finalidade do texto.

Leave a Reply

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp chat WhatsApp 11-99832-9604