Dicas para elaboração do TCC

Dicas de TCC auxiliam os estudantes aprimorar a maneira que lidam com um dos períodos da graduação: o Trabalho de Conclusão do Curso. A finalidade do TCC é expressar em um trabalho os conhecimentos adquiridos pelo estudante durante o período de curso, todos os aspectos da sua área de formação podendo ser elaborado em variados formatos: monografia, audiovisual, planejamento, estudo de caso, entre outros. Para ajudar e direcionar os estudantes que estão nesta etapa da vida, a Bio Tcc Monografia elaborou dicas para arrasar no TCC. Confira: 

Escolha do tema 

Muitos estudantes têm dúvidas sobre como escolher o tema do TCC. Por ser um trabalho de maior complexidade, ter esse tipo de questionamento é natural. A dica para a escolha do tema é buscar algo que despertou interesse durante o curso e que o estudante tenha facilidade e afinidade, desta forma estará disposto a passar mais tempo se dedicando. Isso é fundamental, visto que serão ao menos cinco ou seis meses pesquisando sobre uma questão específica, então imagine discursar sobre aquilo que você não tem afinidade? 

Escolha o tema com antecedência para ter a oportunidade de trabalhar com ele ao longo do curso. Muitos estudantes que conseguem escolher o tema antes do prazo previsto encaixam o assunto em seminários da faculdade ou artigos científicos ao longo do curso. 

Relacione-se bem com seu orientador (a) 

A orientação de um professor será fundamental no decorrer da elaboração de sua pesquisa, por este motivo, saiba escolher o seu orientador. É essencial que que o profissional tenha alguma linha de estudo ou pesquisa que se associe com o seu tema. Compareça aos encontros marcados para orientação e dê o seu melhor para entregar as solicitações no prazo estabelecido. 

Conheça as regras da ABNT 

Geralmente as regras da ABNT são um “transtorno” para os estudantes durante o TCC. Uma forma de prevenir maiores problemas é obter conhecimento das regras da ABNT “que todo estudante deve conhecer”. São normas básicas, usadas nas produções científicas.

Tenha um cronograma bem estruturado 

Em conjunto com o professor-orientador, estabeleça prazos para entrega das etapas do TCC. Além disso, tenha um cronograma próprio para conseguir cumprir prazos definidos. Tenha disciplina, horários para leitura e produção escrita do seu TCC. Assim, não se sentirá tão sufocado (a) no final do trabalho. 

Pesquise, estude e escreva diariamente

Uma das dicas de maior sucesso sobre como escrever uma dissertação de mestrado é a de escrever ao menos 250 palavras diariamente. O mesmo é válido para o TCC. Nunca deixe para escrever o trabalho em cima da hora, correndo riscos de não conseguir o resultado desejado. Cumpra o seu cronograma e, crie o hábito de produção diária.

Planeje a sua apresentação

Superar o medo de falar em público é um desafio para muitos estudantes que precisam apresentar o TCC. Portanto, planejar a apresentação é essencial até para aqueles que possuem facilidade em lidar com a exposição diante de um público. Tanto a parte tecnológica, o que envolve o uso de ferramentas que auxiliam na criação de uma apresentação impecável, quanto o conteúdo deve estar bem estruturado, sendo apresentado dentro do prazo estipulado. 

Organize os seus arquivos 

Não confie todo o seu TCC apenas em um pendrive ou em um computador. Vários problemas podem ocorrer apagando todo o trabalho. Sendo assim, para evitar aborrecimentos e separe uma pasta no computador, pendrive e na nuvem para guardar os arquivos relacionados ao TCC. Separe outras pastas para os documentos com os textos, fotos, conteúdos para ler, bibliografia, entre outros. Assim você não perde tanto tempo tentando encontrar o arquivo desejado. 

Facebook Comments

Deixe um comentário

error: Fale Conosco este artigo é protegido !!
WhatsApp WhatsApp 11-99832-9604