Cursos Ciências Exatas

Ciências Exatas

A Ciência Exata trabalha basicamente com cálculos para chegar a resultados precisos, por meio de métodos rigorosos e proporcionam a precisão, ao contrário das Ciências Humanas, que não seguem a mesma linha. As matérias fundamentais que envolvem um curso na área das Exatas são: Matemática, Física e Química.

Análise de Sistemas

É a ciência voltada para descobrir o melhor caminho para o processamento de uma informação. Estudam-se os vários tipos de sistemas: hardwares (parte física) e softwares (programas). Os profissionais trabalham com a administração e análise, como o nome já diz, das operações computacionais. O Analista de Sistemas é preparado para realizar esses procedimentos de forma padronizada e organizada. Ele é o intermediário entre o usuário e programa desenvolvido pelo analista.

O curso de Sistemas de Informação tem duração de quatro anos e as matérias estudadas são: Estatística, Comunicação de Dados e Redes de Computadores, Desenvolvimento de Sistema para WEB, Matemática Aplicada, Algoritmos e Linguagem Técnica de Programação, dentre outros. Duas coisas são essenciais para essa graduação: conhecimento de língua estrangeira, de preferência, o inglês; e é necessário se manter atualizado.

Astronomia

Essa ciência estuda o universo e tem bases na Física, Matemática e Biologia. Observam-se os elementos espaciais, tais como: estrelas, galáxias, satélites naturais, cometas, planetas, por meio de câmeras e telescópios. Para a Astronomia, são interessantes o movimento e as demais características. Entre as disciplinas do curso, estuda-se: Física, Computação, Cálculo, Astrofísica, Mecânica Quântica, Eletromagnetismo, Álgebra, Sistemas Planetários, etc.

Astronomia tem duração média de quatro anos. No Brasil, o mercado para quem se diploma nesse curso não é tão convidativo, visto que as empresas buscam profissionais qualificados em níveis mais altos: pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Os graduados podem trabalhar em escolas – nas aulas de Matemática ou Física – universidades, em pesquisas de extensão e planetários.

Bioengenharia

A Bioengenharia é o campo da ciência que estuda e aplica os conhecimentos da Engenharia nas estruturas biológicas. Ela abrange um vasto campo, atua no desenvolvimento de materiais hospitalares: ressonância magnética nuclear, raios-X, mamógrafos, ultrassom, etc. O profissional – bioengenheiro – estuda e cria os equipamentos para os diversos tratamentos de análises clínicas. Hemodiálise, bombas de sangue, desfibriladores, incubadoras neonatais, entre outros.

Além das pesquisas no campo hospitalar e laboratorial, o bioengenheiro desempenha serviços e pesquisas na área da genética; além disso, os aparelhos usados em submarinos e naves espaciais, tais como os que ajudam na circulação e respiração no interior dessas máquinas, são trabalhos do bioengenheiro. O curso de Bioengenharia tem duração de quatro cinco anos e se estuda matérias como: Bioestatística, Espectroscopia Molecular, Instrumentação Biomédica, Biomatemática, biofísica, etc.

Ciência da Computação

O profissional de Ciência da Computação vai trabalhar na criação e desenvolvimento de softwares, de modo a facilitar as necessidades dos usuários. O cientista pode gerenciar bancos de dados, criar sistemas de informação para empresas e organizações. Basicamente, é lidar com sistemas de algoritmos e suas aplicações.

É necessário ter intimidade com a matemática e, principalmente, conhecimento da língua inglesa. Nessa área, estudam-se disciplinas como: Probabilidade, Estatística, Álgebra para Computação, Cálculo Diferencial e Integral, Física, Engenharia de Software, Algoritmos em Grafos, Sistema e Banco de Dados, Linguagens de Programação, etc.

Ciências Físicas e Biomoleculares

Os profissionais de Ciências Físicas e Biomoleculares trabalharão no mercado da biotecnologia. Para os que seguem o caminho acadêmico, o desenvolvimento de produtos fármacos e agroindustriais; no mais, o graduado nessa área, entre as múltiplas funções que estabelece, inclusive profissional formado em Ciências Físicas e Biomoleculares se envolve nos segmentos de gestão dos fenômenos moleculares.

No decorrer do quadriênio, o aluno estuda matérias como: Física, Química Medicinal, Cálculo, Biologia celular, Bioquímica, Mecânica, Álgebra , Mecânica Quântica e etc. O salário médio varia de acordo com a área escolhida pelo profissional.

Ciências Naturais

O curso de Ciências Naturais forma profissionais que atuarão na área da Educação. Ele também pode trabalhar com pesquisas científicas e projetos acadêmicos. As ciências naturais estudam o universo e suas leis, sob a ótica de suas características físicas. Está ligado à Biologia, às Ciências da Terra, Física, Química…

As matérias estudadas no curso de Ciências Naturais dependem do foco que o aluno pretende tomar. Essa graduação envolve campos bem amplos das Ciências Exatas e da Terra, tais como: Biologia, Física, Matemática e Física. A licenciatura é de quatro anos e existe a opção de Bacharelado com a mesma duração.

Ciências Químicas e Farmacêuticas

Anatomia Humana, Genética, Fisiologia, Patologia, Bioestatística, Epidemiologia, Química Farmacêutica são algumas das disciplinas que os estudantes que escolhem esse curso, enfrentam durante os quatro anos. Dificilmente, em qualquer graduação, se toma apenas um rumo. Os mais prováveis para os estudantes dessa disciplina é se enveredar pelo campo farmacêutico: Laboratórios Clínicos, Análises Clínicas, Genética Humana, Acupuntura, etc.

Ciência e Tecnologia

O curso de Ciência e Tecnologia é bem amplo, no que se refere a mercado. Indústria, empresas de tecnologia, organizações e instituições públicas e no mercado financeiro são locais onde o profissional pode atuar. A duração do curso de graduação é de três a quatro anos. Matemática, Física e Química são fundamentais para a disciplina.

As matérias que o aluno vai encarar são todas de cálculos e mais cálculos – não querendo ser redundante, mas… logo no primeiro semestre: Cálculo, Geometria Analítica, Informática e etc. No decorrer do curso: Álgebra, Estatística, Química Aplicada à Engenharia, Equações Diferenciais, entre outros da mesma linha.

Ciências da Terra ou Geociências

O estudante de Geociências aprenderá as disciplinas que ligadas à Geografia e Geologia, basicamente. Durante o curso, há análise de rochas, amostras químicas, minerais, água, bem como a compreensão de mapas de satélites e demais imagens estudadas por geógrafos. As matérias que são estudadas durante os quatro anos de curso são: Matemática, Cálculo, Geoprocessamento e Geoestatística, Geologia, Química Analítica, Mineralogia, Geofísica, dentre outras.

Comércio Exterior

O especialista do Comércio Exterior, ou Gestão de Comércio Internacional, trabalha com análises do mercado: estratégias que promovem e visam o lucro da empresa ou organização. É bem utilizado no ramo das negociações do comércio, bem como na análise das tendências, exercendo o marketing. Pode atuar nos demais tipos de mercado, como Mercosul, Nafta, União Europeia, etc.

Entre as disciplinas oferecidas pelo curso de graduação em Comércio Exterior, estão: Desafio Profissional e Arte de Empreender, Raciocínio Lógico e Quantitativo, Administração e Marketing, Gestão de Qualidade, Estatística, Contabilidade, Teoria Econômica, Gestão de Projetos, Mercado de Capitais e Matemática Financeira.

Computação Científica

Quem se dedica à Computação Científica vai ter pela frente números e terá de solucionar problemas por meio de super computadores. O profissional desenvolverá programas científicos de auxílio nas experimentações. Por exemplo, um programa para entender os complexos sistemas do corpo humano. Ela também é usada na reconstituição de cenas de crimes e possui várias aplicações. O aluno estudará Análise de Algoritmos, Fundamentos da Matemática, Cálculo, Microprocessadores e Arquitetura de Computadores e Engenharia de Software.

Engenharia Aeroespacial

O engenheiro aeroespacial lida com satélites artificiais, espaçonaves, aeronaves, seu desenvolvimento e outros objetos ligados ao espaço. O campo de atuação vai desde a manutenção de aeronaves, apoio a operações, operação de linhas aéreas, desenho de veículos espaciais, monitoração de satélites e outros relacionados. No curso de graduação, com duração de cinco anos, o aluno estudará disciplinas como: Robótica, Projeto de Aeronaves, Astronomia, Propulsão, Aerodinâmica, Estabilidade e Controle de Aeronaves. A Engenharia Aeronáutica é semelhante, pois o profissional graduado nesse ramo, também poderá atuar no segmento aeroespacial. Em ambos, matemática e Física são matérias de grande peso.

Engenharia Agrícola

Um engenheiro agrícola domina técnicas de desenvolvimento de qualquer trabalho agrícola, que envolvam as máquinas de produção. Assemelha-se ao curso de Agronomia; porém, o segundo tem foco nas ciências biológicas, Química, no processo de plantio; enquanto que a Engenharia Agrícola é voltada para parte mecânica: tratores, etc. As disciplinas oferecidas nessa faculdade são: Desenho Técnico, Vetores e Geometria Analítica, Cálculo, Física, Isoestatística, Botânica, Álgebra, Termodinâmica, Extensão Rural, Irrigação, etc. O curso tem duração de quatro anos.

Engenharia Agrimensura ou Engenharia Topográfica

O planejamento e trabalhos de topografia e todos os serviços relacionados a acidentes geográficos naturais ou artificiais, bem como o cálculo dessas áreas. Um engenheiro agrimensor desempenha funções nas áreas rurais e nas construções urbanas; auxilia na construção de rodovias, hidrovias, barragens e ferrovias.

A faculdade tem duração de cinco anos; porém, esse período pode se estender, uma vez que é necessária a atualização tecnológica do profissional. A graduação oferece disciplinas, tais como: Desenho Geométrico, Cálculo, Química Geral, Topografia, Física, Estatística, Computação Aplicada à Topografia, Mecânica e Geologia.

Engenharia de Alimentos ou Engenharia Alimentar

O engenheiro de alimentos deve ter a capacidade de conhecer todas as etapas do processamento dos alimentos: da matéria prima à embalagem. A partir dessa lógica, ele tem a competência de aprimorar a produção dos mesmos. As disciplinas oferecidas nos primeiros anos são ligadas às Ciências Exatas: Matemática, Química, Bioquímica, Físico Química, Termodinâmica; entretanto, nos anos seguintes, ensina-se sobre Administração, Nutrição, Marketing, Economia e demais disciplinas técnicas. O curso tem duração de quatro anos.

Engenharia de Aquicultura

Nessa graduação, o indivíduo cuidará de todo o processo do cultivo do peixe, a fim de otimizar a produção do pescado, desde a engorda até o resultado final: venda para o consumidor. E, ainda, o profissional atua em todos os ramos da aquicultura: criação de peixes, rãs, ostras, caranguejos e peixes ornamentais. O desafio dos engenheiros é proporcionar melhorias a esse processo e fazê-lo sem prejudicar o meio ambiente. O estudante terá pela frente, matérias como: Cálculo, Zoologia, Biologia Aquática, Bioquímica, Estatística, Ecologia, Administração, Ecologia, Economia, Meteorologia, etc. Como o curso pode ser oferecido em duas modalidades (bacharelado e tecnólogo), dura de três a quatro anos.

Engenharia de Áudio

O curso de Engenharia de Áudio proporciona ao estudante a capacidade de manipulação do som. Ele desempenha seu trabalho por meio de aparelhos eletroeletrônicos. O engenheiro de som é diferente do engenheiro acústico – que trabalha com pureza, ruído, qualidade de som. A engenharia de áudio permite a criação, manipulação, mixagem e masterização do som. Além disso, o profissional pode trabalhar com efeitos de produção na televisão, rádio, shows e propagandas. Os conhecimentos fundamentais oferecidos pela disciplina são: Engenharia Elétrica, Engenharia Acústica, Psicoacústica, Informática, Música. O salário vai depender de onde o indivíduo trabalhar. 

Engenharia Agronômica

A análise científica, todo o processo do plantio, da semente até a comercialização do produto, a resolução dos problemas e a otimização da produção agrícola, são algumas das funções de um engenheiro agrônomo. O leque de conhecimentos desses profissionais está ligado à Biologia Vegetal, na Química, na Bioquímica, Engenharia Agrícola, Florestal, Zootecnia. O aluno que ingressar na faculdade de Engenharia Agrônoma vai se deparar com matérias pesadas na área das Ciências Exatas. Cálculo, Química, Botânica, Genética na Agropecuária, Mecanização Agrícola, Irrigação e Drenagem, Economia e Desenvolvimento Rural.

Engenharia Ambiental

No curso de Engenharia Ambiental ou Engenharia Ambiental e Sanitária, o estudante aprende, entre vários outros elementos, a avaliar os impactos da ação do homem em relação ao meio ambiente, por meio de conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos, etc. Outra coisa também, é saber examinar a qualidade do ar e da água, para tirar conclusões sobre os índices de poluição. O engenheiro ambiental trabalha em prol da recuperação das áreas verdes devastadas. A graduação tem duração de quatro anos e o aluno terá matérias como: Biologia Celular, Química Geral, Cálculo Diferencial e Integral, Mecânica Clássica, Álgebra Linear, Eletromagnetismo, Física Térmica, Química Orgânica Ambiental, Geometria Analítica e Cálculo Vetorial, etc.

Engenharia Biomédica

O engenheiro biomédico trabalha com equipamentos que os profissionais da saúde utilizam: médicos, dentistas, terapeutas. Como em toda Engenharia, ele projeta o material de serviço dos profissionais. Atua também na criação deles, assim como na manutenção. O curso disponibiliza conteúdo da área de informática, o que ajuda o profissional a desenvolver programas de computador para a área da saúde. O curso dura em média cinco anos e o estudante, que, é claro, gostar muito de matemática, vai se deparar com disciplinas, tais como: Matemática, Física, Eletrônica, Anatomia, Biofísica, Engenharia de Software, Termodinâmica, Circuitos Elétricos e outros.

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Planejar processos biotecnológicos é uma das tarefas do engenheiro, bem como estudar a otimização genética em vários aspectos: medicamentos, alimentos transgênicos, microbiologia, bactérias, vírus; como também, em plantas, animais, no meio ambiente e no homem. O curso superior dura, em média, de quatro a cinco anos e as matérias oferecidas são, entre elas: Cálculo, Biologia Geral, Informática, Química, Física, Bioquímica, Biologia Molecular, Estatística, Engenharia das Reações Químicas, genética, etc.

Engenharia Civil

No curso de Engenharia Civil, o estudante aprenderá como se desenvolve um projeto de construção civil. Aplica-se a toda e qualquer construção: prédios, pontes, casas, monumentos, estradas e outros. O engenheiro deve pensar em todos os direcionamentos relevantes para iniciar uma obra. Durante os quatro anos de curso, o aluno adquire conhecimentos nas áreas de: Física, Desenho Técnico, Lógica, Matemática, Estatística, Cálculo, Administração, Economia, etc.

Engenharia de Computação

O engenheiro de computadores é o profissional capaz de entender o universo dessa máquina como um todo e seus periféricos. A construção, desenvolvimento, criação de hardwares e softwares, de acordo com a necessidade dos usuários/ consumidores. Durante os cinco anos da graduação, o estudante enfrentará disciplinas básicas: Linguagens de Programação, Engenharia de Softwares, Circuitos Lógicos, Algoritmos, Banco de dados, Redes de Computadores, entre outros.

Engenharia Elétrica

Em alguns elementos, é semelhante à Engenharia Mecatrônica; porém, o ponto de partida de ambas é diferente. A Engenharia de Controle e Automação parte do princípio da eletrônica. O engenheiro de controle e automação é focado na área industrial, pois projeta, gerencia e dá suporte – além de outra infinidade de funções – nos processos de funcionamento das máquinas. Cinco anos, em média, é a duração desse curso de Engenharia. Nesse meio tempo, o aluno pode se preparar para matérias como: Física Mecânica, Geometria Analítica e Álgebra Linear, Desenho Técnico, Algoritmos e Estrutura de Dados, Estatística, Sistemas Digitais, Cálculo, Informática Industrial e outros.

Engenharia Elétrica

O engenheiro eletricista – e não engenheiro elétrico – é o profissional capaz de gerenciar, planejar e desenvolver atividades no segmento da eletricidade. Trabalha com os sistemas de automação relacionados à parte elétrica: instalações, componentes eletroeletrônicos, em fábricas, empresas de telecomunicações, indústrias, etc. O curso de graduação precisa de cinco anos de dedicação, no mínimo. Tem por base a Matemática, a Informática e a Física; porém, o aluno conhece um pouco de Administração, Economia, Sistemas Elétricos, Sistemas Digitais e Eletromagnetismo. 

Engenharia de Energia

Na Engenharia de Energia, o bacharel será capaz de gerenciar os sistemas de transmissão, transporte distribuição e redução do consumo de energia; além de otimizar os processos sempre se atentando para a sustentabilidade. Na graduação, que dura cerca de cinco anos, o aluno vai adquirir conhecimentos nas áreas de: Matemática, Física, Informática, Circuitos Elétricos, Instalações Elétricas, Termodinâmica, Economia de Energia, Fontes Renováveis de Energia, Mecânica, etc.

Engenharia Física

Por meio da Engenharia Física, o profissional é capaz de realizar projetos de estruturas, aplicando a física nos demais sistemas tecnológicos: raios laser utilizados nos diversos equipamentos, destaque nos materiais da medicina. Fundamentada nas Ciências Exatas: Química, física e Matemática, o curso oferece, também, disciplinas, tais como: Filosofia e Sociologia. A duração média do curso são cinco anos.

Engenharia Florestal

O engenheiro florestal é o profissional que vai analisar, projetar, otimizar e, entre outras coisas, aproveitar e preservar as florestas e seus ecossistemas. Assim como o engenheiro civil está para as construções urbanas, o florestal acompanha os projetos de preservação ambiental: parques, zoos, etc. Além disso, a profissão se assemelha à Engenharia Ambiental, pois as duas são responsáveis pelo reflorestamento de áreas devastadas. No curso de Engenharia Florestal, com duração de cinco anos, são oferecidas matérias como: Matemática, Química, Desenho, Zoologia, Geologia, Estatística, Ecologia, Computação, Hidráulica, Sementes, mudas e viveiros florestais, entre outras.

Engenharia Industrial

O engenheiro industrial funciona, numa fábrica, como um supervisor do trabalho a ser feito. Ele aplica os seus conhecimentos em todo o projeto de infraestrutura das indústrias: desde as redes hidráulicas, até as mais altas tecnologias. Outras, das várias responsabilidades do graduado em Engenharia Industrial, são: observar os gastos, administrar os diversos setores da empresa, quanto a equipamentos e matérias primas.

Como em toda Engenharia, as disciplinas são: Álgebra, Cálculo, Física, Informática, Química, mecânica, entre outras.

Engenharia de Materiais

O campo da Engenharia de Materiais é responsável pelo estudo das diversas formas de utilizar os materiais numa indústria. O graduado nessa área produzirá elementos como: plásticos, cerâmicas, ligas metálicas, a fim de otimizar as funções delas e obter maior êxito nos resultados. O curso dura cinco anos, em média e o aluno vai se deparar com matérias como: Física, Cálculo, Geometria Analítica, Desenho, Computação, Economia, Termodinâmica, Ciência dos Materiais, Mecânica e etc.

Engenharia Mecânica

O Engenheiro Mecânico participa do processo de planejamento, construção e desenvolvimento de máquinas, veículos, sistemas de aquecimento e refrigeração, equipamentos e outros. O bacharel é responsável pelos cálculos de matéria prima a ser utilizada, além de criar protótipos e testá-los. Coordena toda a parte da produção mecânica.

Na graduação, que dura cinco anos, o aluno terá matérias das Ciências Exatas como base: Matemática, Física, Desenho, Cálculo, Química, Estatística, Metrologia, Mecânica, Instalações Industriais, etc.

Engenharia Mecatrônica

Essa engenharia mescla os conhecimentos da área de Mecânica e os da Eletrônica. O Engenheiro Mecatrônico é uma peça fundamental das empresas. Ele inventa e controla máquinas, que podem melhorar e ajudar na melhor produção reduzindo custos. Pode-se, por meio da mecatrônica, desenvolver protótipos de robôs, trabalhar com veículos, aviões, etc.

O curso tem duas modalidades: bacharelado e tecnólogo. No bacharel, o aluno dedicará, no mínimo, entre quatro e cinco anos de estudos. O curso tecnólogo tem duração de três anos. Porém, durante esse tempo, os estudantes verão matérias como: Cálculo, Circuitos Digitais, Computação Básica, Física, Mecânica, Estatística, Equações, Economia, Química e Algoritmos.

Engenharia Metalúrgica

O Engenheiro Metalúrgico tem a capacidade de gerenciar o processo, como um todo, dos minérios, desde a extração, até a transformação em produto industrial. A função dele é planejar a utilização de certos metais, tal como uma lata de refrigerante. Durante os cinco anos de bacharelado, o estudante vê matérias como: Cálculo, Física, Química, Álgebra Linear, Administração, Metalúrgica, Estatísticas, entre outras.

Engenharia de Minas

O Engenheiro de Minas trabalha na área da tecnologia relacionada aos minerais. Ele participa do processo inteiro: localização, extração e transformação dos minérios. Aspectos como encontrar jazidas e avaliá-las, quanto à qualidade, por exemplo, é função do bacharel. Como em todo curso de Engenharia, as matérias básicas são as Ciências Exatas (Matemática, Química e Física). A graduação tem duração média de cinco anos.

Engenharia Naval e Oceânica

O Engenheiro Naval, assim como o Engenheiro Aeroespacial e Aeronáutico para a aviação, cria, planeja, desenvolve projetos de embarcações, submarinos, plataformas e as demais tecnologias de exploração aquática. No bacharelado, quatro a cinco anos, o aluno pega matérias como: Cálculo, Física, Química, Mecânica, Hidrodinâmica, Projeto de Máquinas Navais, etc.

Engenharia Nuclear

Na Engenharia Nuclear, o profissional desempenhará funções na construção, planejamento de reatores nucleares, máquinas de proteção contra radiação; além de gerenciar o funcionamento e analisá-las, a fim de proporcionar a segurança sobre materiais radioativos. Maneja bem os materiais radioativos, que podem ser usado em vários segmentos, tal como na Medicina, por exemplo.

O curso dura entre quatro a cinco anos e as disciplinas da grade são: Matemática, Química e Física, basicamente. Termodinâmica, Física Quântica, Reações Nucleares, surgirão no decorrer do bacharelado.

Engenharia de Pesca

Um Engenheiro de Pesca desempenha funções de gerenciamento, planejamento, criação de novos métodos e de qualquer atividade relacionada à pesca – até chegar ao consumidor. A idealização de fazendas marinhas, otimização da produção, pensando em sustentabilidade, compõem suas responsabilidades. O curso dura de quatro a cinco anos e as disciplinas ministradas são focadas nas Ciências Exatas: Matemática, Química e Física. Além de Biologia, Geometria, Planctologia, Agrometeorologia, Geologia de Ambientes Aquáticos, etc.

Engenharia de Petróleo

A Engenharia de Petróleo proporciona ao graduado a atuação em refinarias, plataformas marítimas e indústrias de petróleo. As pesquisas feitas com essa fonte de energia, tal como localizar as jazidas, é responsabilidade dos engenheiros de petróleo. Como as demais Engenharias que envolvem recursos naturais, a de petróleo visa a exploração e produção sem causar danos ao meio ambiente.

Esse curso tem duração média entre quatro e cinco. Como matérias base, têm-se: Física, Química, Geologia, Álgebra, Mecânica, Geometria, Técnicas de Exploração, Engenharia de Reservatório, Prospecção (pesquisa para achar jazidas) de Petróleo.

Engenharia de Produção

O engenheiro de produção é o profissional que cuida da gestão de diferentes áreas de uma organização. O intuito desse profissional é o aumento da produtividade de determinada empresa. Ele define normas, por meio de suas técnicas, de compra de matéria-prima, por exemplo: melhora o desempenho da indústria. Um engenheiro de produção é peça chave em qualquer organização.

Cinco anos de dedicação são necessários para a conclusão do curso. Durante esse período, o estudante passará por matérias como: Cálculo, Informática, Química, Física, Economia, Administração, Organização de Trabalho, Gestão de investimentos, etc.

Engenharia Química

O engenheiro químico é responsável pelos processos de extração da matéria-prima até a sua transformação. Por exemplo, do petróleo ao chiclete. Além disso, cabe a ele pesquisar e otimizar os produtos, localizando os mais produtivos para determinados objetos. A tinta que rende mais, o papel de mais qualidade. Responsabilidades do engenheiro químico, entre outras infinidades de coisas.

A graduação tem duração entre quatro e cinco anos. Matemática, Física e Química são os pilares desse curso, principalmente, Química. Geometria, Cálculo, Estatística, Termodinâmica, Reatores Homogêneos, eletrotécnica, entre outras.

Engenharia de Telecomunicações

O engenheiro de telecomunicações é capaz de criar aparelhos que proporcionam a interação a distância. A transmissão televisiva, radiofônica, telefônica e afins, são incumbências desses profissionais. Sua área de atuação é nessas empresas de telecomunicações. Porém, possui conhecimento nos segmentos da Engenharia.

Durante os cinco anos de curso, o aluno conhece disciplinas, tais como: Algoritmos e Programações de Computadores, Cálculo, Álgebra, Desenho técnico, Física, Química, Circuitos Elétricos, Teoria dos Materiais, Eletromagnetismo, Eletrônica, Análise numérica, etc.

Engenharia Têxtil

O bacharel em Engenharia Têxtil trabalha com o planejamento do processo produtivo da indústria têxtil. As máquinas de estampa, tecelagem, corte e costura; todo o procedimento é coordenado por esse profissional. Assim, ele dá auxílio a outros profissionais do mercado da moda, por exemplo.

Em cinco anos, o aluno termina o curso; mas, no entanto, durante a graduação, matérias como: Cálculo, Química, Geometria, Álgebra, Mecânica, Fibras Têxteis, Controle de Qualidade Têxtil, Introdução à confecção e outras.

Estatística

O estatístico é o profissional responsável pela interpretação de dados numéricos. Aplica a matemática para a resolução de problemas, incertezas e coisas variadas. Por meio dos cálculos, o especialista chega a conclusões científicas fundamentadas na coleta de resultados obtidos nas pesquisas.

A graduação tem duração de quatro anos. São ministradas aulas de Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Cálculo das Probabilidades, Demografia, Matriz, Técnicas de Amostragem, Controle Estatístico de Qualidade, entre outras.

Farmácia

Quem se gradua em Farmácia ou Farmácia e Bioquímica, faz pesquisa com cosméticos, remédios e esses produtos encontrados no comércio farmacêutico e alimentício. Além de registrar os medicamentos que vão para as prateleiras, os bacharéis fazem controle de qualidade na indústria de alimentos. Por meio de testes laboratoriais, identifica os produtos adulterados, que causam prejuízos à saúde.

Durante os cincos anos de curso, o aluno estuda matérias como: Química, Física, Biologia, Parasitologia, Imunologia, Anatomia, Química Farmacêutica, Farmacologia e etc.

Física

O físico é o profissional que estuda todos os fenômenos físicos em todos os níveis. Desenvolve, por meio de cálculos, experimentos do dia a dia. Explica questões, tais como: a coloração do céu, o andar dos automóveis, os diversos tipos de força e energias. O curso de Física dura, em média, quatro anos e as matérias básicas são Matemática e Física. Astronomia, Física Quântica, Física Nuclear, etc.

Para quem deseja ministrar aulas para o Ensino Médio, cabe cursar a modalidade de licenciatura.

Física Computacional

O curso de Física computacional é bem diversificado, uma vez que o computador ajuda em vários experimentos que a ciência tem hoje. A capacidade de armazenamento e processamento de dados dele ajuda nos estudos. Essa área é para o profissional que examina teorias e cria modelos para explicá-las.

Ela é aplicada aos demais ramos: Biologia, Química, Engenharia, Medicina e outros. A graduação tem duração média entre quatro e cinco anos. A Física Médica é outro ramo do curso de Física, assim como a computacional.

Informática Biomédica

O curso de Informática Biomédica tem o foco principal no desenvolvimento de softwares, que darão auxílio a trabalhos do campo da saúde. Algumas das funções se assemelham às do Engenheiro Biomédico. A graduação é de aproximadamente quatro anos.

Matemática

A graduação em Matemática oferece duas modalidades: bacharelado e licenciatura. Os profissionais dessa ciência exata trabalharão no desenvolvimento de planos, baseados em modelos matemáticos, para diversas organizações. Resolver os problemas financeiros, de produção e logística. O matemático pode trabalhar, também, em diversos locais: bancos, mercados, indústrias, bolsa de valores, serviço militar, escolas, Universidades e etc.

Meteorologia

O meteorologista estuda os fenômenos da atmosfera e sua interação. Com base em seus conhecimentos, tenta, por meio de técnicas científicas, fazer a previsão do tempo, movimentos das massas de ar, etc. Entre as matérias ministradas nos quatro anos de curso, estão: Cálculo, Computação Básica para Física, Álgebra Linear, Mecânica de Fluidos Geofísicos, Dinâmica da Atmosfera e Climatologia.

Química

O curso de Química forma o profissional capaz de analisar as composições químicas e criar novas, por meio de pesquisa. Duas modalidades são oferecidas nessa graduação: bacharelado e licenciatura. Para os licenciados, há possibilidade, também, de se tornar professor do Ensino Fundamental, Médio e Superior. O químico pode trabalhar em pesquisas acadêmicas, bem como em indústrias, na perícia policial, vigilância sanitária, com o meio ambiente, etc. 

Quatro anos é o tempo de duração do curso de Química. Matérias como: Cálculo, Química Orgânica, Inorgânica, Física, Química Industrial, Química Analítica e outros.

Sistemas de Informação

O curso de Sistemas de Informação capacita o profissional para a aplicação de sistemas de computadores nas organizações. Também planeja, administra e agiliza a consulta e operações efetuadas pelos usuários. O desenvolvimento de softwares, bem como serviços de intranet, monta bancos de dados, sites, suporte técnico, são algumas das atividades do bacharel.

Facebook Comments

Deixe um comentário

error: Fale Conosco este artigo é protegido !!
WhatsApp WhatsApp 11-99832-9604