Conclusão ou Considerações Finais?

Conclusão ou Considerações Finais?

Conclusão ou Considerações Finais?

Antes, é preciso explicar rapidamente sobre a diferença entre Conclusão e Considerações Finais que são em seu contexto elaboradas da mesma forma.

Geralmente não existe muita exigência em pedir para que o estudante utilize uma ou outra.

Mas, de vez em quando é solicitado a você pelo seu orientador(a) que mude Conclusão para Considerações Finais ou vice e versa.

Ai, você fica se perguntando e não é a mesma coisa?

Entendendo Conclusão ou Considerações Finais

Apesar de muitos já estarem utilizando apenas Conclusão, existe uma pequena diferença entre as duas.

Conclusão de TCC

Faz necessário conhecer que Conclusão é recomendada principalmente para quem faz um estudo de caso que acaba fazendo pesquisas, aplicando perguntas para se chegar de fato a uma Conclusão de TCC teoricamente mais sustentada.

Considerações Finais TCC

Já as Considerações Finais são utilizadas geralmente em trabalhos que são apenas pesquisa científica ou como muitos conhecem pesquisa bibliográfica. Basicamente a diferença é essa!

Recapitulando Conclusão ou Considerações Finais

Então, se você tiver fazendo um TCC quealém do estudo bibliográfico (que deve ser feito em seu referencial teórico) étambém estudo de caso use Conclusão.

Agora se estiver fazendo uma pesquisa apenas bibliográfica escrevaConsiderações Finais.

Ok, mas, meu TCC é uma pesquisa bibliográfica e meu orientador está pedindo para inserir Conclusão, então, claro que você vai colocar Conclusão.

Pois, como já disse as regras da ABNT, infelizmente não são seguidas pra valer como deveria, então existem flexibilidade ocasionando isso.

Aqui, você vai aprender tudo da melhor maneira possível.

Mas, lembre-se que por existir essa flexibilidade é importante que após seguir nossas orientações aqui mostre a seu professor(a)/orientador(a).

Assim é possível que ele peça apenas para ajustar alguns detalhes. Ou, até mesmo pode ouvir seu orientador dizer: Parabéns!

COMO FAZER CONCLUSÃO DE TCC OU CONSIDERAÇÕES FINAIS

Passo 1 – Objetivo Principal da ConclusãoAs conclusões indicam as consequências e a aplicabilidade dos resultados da pesquisa. A conclusão tem como missão apontar as conquistas obtidas com o estudo, inserindo os fatos que foram verificados, indicar quais foram as limitações encontradas para fazer o estudo e sempre sugira para que novos estudos sejam feitos através do seu trabalho, afinal, sua pesquisa não é definitiva e por isso deve ressaltar que está contribuindo para novas pesquisas.Passo

2 – Verifique se sua pesquisa atingiu ou não os objetivos traçadas em seu projeto ou introduçãoVolte ao inicio do trabalho e verifique os seus objetivos apontando agora em sua conclusão o que foi obtido através do estudo demonstrando se esses objetivos foram alcançados ou não.

Passo 3 – Os resultados obtidos com a pesquisa foi ao encontro a sua hipótese ou não?Outro ponto relevante é que você deve fazer uma relação dos resultados obtidos e a hipótese ou hipóteses levantadas no início do trabalho para descrever se através da pesquisa a hipótese foi corroborada ou não. Geralmente utiliza-se apenas uma hipótese em seu projeto pesquisa, monografias, artigos.

Passo 4 – Sua Pergunta Problema foi ou não respondida?Destaque também se a sua Pergunta problema na (Problematização) teve uma resposta através do seu estudo.Passo 5 – Conclua sua ideia e dê o parecer final?Por fim, faça a finalização do seu trabalho. Conclua suas ideias e dê seu parecer final!PASSO FINAL – COMO FAZER CONCLUSÃO DE TCC OU CONSIDERAÇÕES FINAIS

Tudo isso também se aplica as Considerações Finais. Lembre-se as duas são “a mesma coisa” apenas existe uma diferença pequena entre elas nessa questão de verificar qual a nomenclatura é mais adequada Conclusão ou Considerações finais…?

Outra questão a ser diferente entre Conclusão e Considerações Finais está por conta da metodologia de estudo, ao se fazer um estudo de caso é necessário trazer para a conclusão resultados relevantes desse estudo.

Qual seria esses Resultados Relevantes?

Geralmente quando se faz uma pesquisa de estudo de caso é geralmente aplicado uma pesquisa (questionário) está pode ser feita de forma quantitativa ou qualitativa a fim de obter respostas para responder ou não seus objetivos: geral e específicos, além da pergunta problema.

COMO FORMATAR A CONCLUSÃO DE TCC OU CONSIDERAÇÕES FINAIS NAS NORMAS DA ABNT?

Para aprender como deixar sua conclusão nas normas da ABNT… É muito simples segue o mesmo padrão feito no desenvolvimento (capítulo e subcapítulos).

VEJA TAMBÉM: Capítulos e Subcapítulos (desenvolvimento) do seu TCC: Aprenda a criar Passo a Passo!

Vamos lá Formatando a Conclusão de TCC ou Considerações Finais:

Passo 1 – A Fonte (letra) Tamanho 12 (Arial ou Times New Roman – Deve ser a mesma fonte utilizada em todo o texto)

Passo 2 – Título Escrito no Topo da Página

Passo 3 – (CONCLUSÃO) Título Escrito com a Numeração, Todo em Maiúsculo, Negrito e Alinhado a Esquerda.

Passo 4 – O Texto inserido na Conclusão deve ter um recuo de 1,25 cm na primeira linha de cada parágrafo.

Passo 5 – O Texto deve ter Espaçamento entre linhas de 1,5 linhas (exceto para citações com mais de 3 linhas se houver, o que não é recomendável) e o alinhamento do texto justificado.

Lembre-se que a Conclusão de TCC também é numerada.

Leave a Reply

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp chat WhatsApp 11-99832-9604