Coleta de dados levantamento bibliográfico

Coleta de dados levantamento bibliográfico

Coleta de dados

Segundo Marconi & Lakatos (2003, p.165), esta é a “Etapa da pesquisa em que se inicia a aplicação dos instrumentos elaborados e das técnicas selecionadas, a fim de se efetuar a coleta dos dados· previstos”.Nesta fase, buscam-se os instrumentos necessários para a consecução da pesquisa, cujo objetivo é obter respostas para o problema abordado.

O levantamento bibliográfico deve-se atentar, na leitura, para questões consideradas importantes parao desenvolvimento da pesquisa, definindo o tipo de pesquisa, a amostragem, osinstrumentos de coleta de dados e a forma como retendemos tabular e analisar seus dados. (PRODANOV & FREITAS, 2013)

“São vários os procedimentos para a realização da coleta de dados, que variam de acordo com as circunstâncias ou com o tipo de investigação. Em linhas gerais, as técnicas de pesquisa conforme Marconi & Lakatos, (2003, p.166) são:

1. Coleta Documental.

2. Observação.3. Entrevista.

4. Questionário.

5. Formulário.

6. Medidas de Opiniões e de Atitudes.

7. Técnicas Mercadológicas.

8. Testes.

9. Sociometria.

10. Análise de Conteúdo.

11. História de vida


Observação

A observação é uma técnica de coleta de dados, cujo utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consistindo apenas em ver e ouvir, mas também em analisar fatos ou fenômenos que se deseja estudar. (MARCONI & LAKATOS, 2003)


Entrevista

É um procedimento utilizado na investigação social, a fim de obter informações a respeito de determinado assunto para a coleta de dados ou para ajudar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social (MARCONI & LAKATOS, 2003).


Questionário

Constituído por uma série de perguntas que devem ser respondidas por escrito. um dos instrumentos essenciais para a investigação social, cujo sistema de coleta de dados consiste em obter informações diretamente do entrevistado. Portanto, o que caracteriza o formulário é o contato entre o pesquisador e o informante e ter o roteiro de perguntas preenchido pelo entrevistador, no momento da entrevista (MARCONI & LAKATOS, 2003).


Testes

Instrumentos utilizados com a finalidade de obter dados que permitam medir o rendimento, a frequência, a capacidade ou a conduta de indivíduos, de forma quantitativa (MARCONI & LAKATOS, 2003).

Sociometria

Técnica quantitativa que procura esclarecer as relações pessoais entre indivíduos de um grupo.
Análise de conteúdo Permite a descrição sistemática, objetiva e quantitativa do conteúdo dacomunicação.


História de vida

Tenta obter dados relativos à “Experiência Última” de alguém que tenha significado importante para o conhecimento do objeto em estudo (MARCONI & LAKATOS, 2003).


Pesquisa de mercado

É a obtenção de informações sobre o mercado, de maneira organizada e sistemática, tendo em vista ajudar o processo decisivo nas empresas, minimizando a margem de erros.


Análise e interpretação dos resultados

Através da análise, o pesquisador entra em detalhes mais aprofundados sobre os dados coletados estatisticamente, a fim de conseguir respostas às suas investigações, procurando estabelecer as analogias necessárias entre os dados obtidos e as hipóteses estabelecidas (PRODANOV & FREITAS, 2013).

Gil (2008) cita que interpretação dos dados é entendida como um procedimento que advém através análise do autor afirmando que a análise e a interpretação dos processos devem estar intimamente relacionados.

Além disso ele afirma que nas pesquisas qualitativas, sobretudo, não há como separar os dois processos sendo esse um motivo de muitos relatórios de pesquisa não contemplarem subdivisões separadaspara discutir os dois processos.
Pode-se destacar, segundo Prodanov & Freitas (2013, p.115-116), que a análise e interpretação dos resultados deve-se:

– Ser apresentado o desenvolvimento do trabalho

– Manter os resultados organizados de acordo com a sua metodologia.

– Apresentar e a analisar os dados apresentando os resultados do trabalho.

– Considerar os seguintes aspectos:- Descrever de maneira precisa sobre os materiais, as técnicas e os métodos devem ser descritos de maneira, visando possibilitar a repetição do experimento com a mesma precisão.

– Referenciar apenas às técnicas e aos métodos já conhecidos e não descrição.

Técnicas novas devem ser descritas detalhadamente e ilustrar com fotografias e desenhos os equipamentos utilizados.

– Descrever a análise, interpretações dos dados e discussões técnicas, podem ser conjugadas ou separadas, conforme melhor se adequar aos escopos do trabalho.

– Agrupar e ordenar os resultados convenientemente, podendo vir, eventualmente, seguidos de tabelas, gráficos ou figuras, com valores estatísticos, dando mais clareza.-

“Os dados obtidos deverão ser analisados e relacionados com os principais problemas que existam sobre o assunto, dando subsídios para a conclusão” (PRODANOV & FREITAS, 2013, p. 116).

Facebook Comments

Leave a Reply

WhatsApp chat WhatsApp 11-99832-9604