BIOLOGIA
O curso de Biologia no nível superior tem por finalidade formar profissionais para atuar em variados campos. A formação ocorre através do “Bacharelado e Licenciatura”., e, atualmente o curso de Biologia tem sido também oferecido em algumas instituições de ensino como nível Tecnológico
A grade do curso de Ciências Biológicas tem por objetivo propiciar a formação do biólogo para atuar com ensino, pesquisa e extensão. Para atuação no campo acadêmico deverá realizar a formação em licenciatura garantirá conhecimentos para atuar em sala de aula em variadas etapas de ensino: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e superior ministrando aulas no campo de abrangência da Biologia.
O Bacharelado em Ciências Biológicas é um curso bem abrangente, onde o biólogo pode atuar no mercado de trabalho em diversos setores, e não apenas professor de Biologia, e sim, como consultor, elaboração de relatórios de vigilância sanitária, fiscalização de licenciamento ambiental, assim como projetos que envolvam a preservação do meio ambiente, com foco na avaliação de impactos ambientais.
A graduação em Ciências Biológicas é um quesito fundamental para um Biólogo prosseguir na carreirra, especializa-se para atuar em variados setores, carreira de Biólogo exige que o profissional realize cursos de formação continuada a fim de atualizar seus conhecimentos, (cursos de especialização, mestrado, doutorado).
TEMAS/ SUGESTÕES
- Incidência de Dengue, Malária e Tuberculose sob influência de fatores climáticos e socioambientais;
- Dinâmica das algas em sistemas de piscicultura;
- Manejo sustentável de peixes através de algas perifíticas;
- Qualidade de vida a partir da respiração bucal de estudantes;
- Efeito anti-inflamatório de moléculas;
- Controle do Aedes aegypti através de estratégias sustentáveis;
- Alternativas sociais e tecnológicas para o combate ao Aedes aegypti;
- Práticas pedagógicas de biologia em escolas municipais no meio rural;
- Ensino noturno sob a ótica de professores de biologia em escolas públicas;
- Ensino do corpo humano em estratégias e técnicas para ensino fundamental;
- Evolução biológica de bactérias super resistentes;
- Análise da fertilidade do solo sob ótica da nutrição de plantas;
- Propagação das plantas xerófilas em estudo de fisiologia vegetal;
- Clima e frutas tropicais de acordo com o mapeamento por regiões;
- Conscientização alimentar de alunos através de práticas de biologia.
- Estudo de parasitos de pombos que podem ser possíveis causadores ou transmissores de doenças para humanos
- Bactérias e fungos presentes em unidades de saúde da sua cidade
- Estudo com mamíferos em áreas urbanas
- Estudo de anfíbios anuros em áreas rurais
– A hemocromatose
– Rinite alérgica
– Janela imunológica.
– A regeneração óssea
– Macela (Achyrocline satureoides)
– O babaçu – O estômago das aves
– Bioluminescência.
– Os feromônios
– A rubéola congênita e a eficácia da vacinação e notificação compulsória.
– Etileno: amadurecimento dos frutos e queda das folhas e flores.
– O maior evento de extinção: “extinção Permo-Triássica”.
– Jeca Tatu e o “amarelão”.
– Cuíca (Caluromysiops irrupta)
– Vacinação em crianças alérgicas ao ovo
– Os menores vertebrados terrestres do mundo.
– A acácia negra e a recuperação de solos
– As gorduras trans – As gastroenterites
– Branqueamento (do inglês bleaching)
– Panspermia cósmica
– Moscas
– Gangrena Cutânea
– A disenteria bacilar ou shiguelose.
– Abstinência periódica ou método do ritmo – Sistema fagocítico mononuclear
– Microbiota
– Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) .
– O mal de Huntington
– Diminuição do tecido ósseo com a idade.
– O algodão – O splicing
– Plantas carnívoras
– A amniocentese
– Exame das vilosidades coriônicas
– A inflamação
– Infecção por Gardnerella, outra DST.
– O metano (CH4) e a fermentação entérica. .
– Pele escaldada estafilocócica
– Infecções hospitalares por Enterococcus.
– Teste do Pezinho
– Echidna
– Pressão arterial
– O gene da gordura
-Morcegos frugívoros, fundamentais para a sucessão secundária.
– Parede Celular.
– Inseticidas brasileiros à base de fungos podem controlar a dengue e a elefantíase.
– Anopheles darlingi.
– Aëdes aegypti –
– O Colesterol: “partícula ruim” e “partícula boa”.
– O escorbuto.
– O conjunto receptor-hormônio e a homeostasia.
– A clara do ovo.
– Vitamina D3.
– DNA detetive: identificação de pessoas e testes de paternidade.
– Hemocitoblasto.
– Doping sangüíneo.
– A importância dos peixes na alimentação e cuidados na sua aquisição.
– Pão.
– Bexiga natatória.
– Vigilância permanente sobre o vírus da Gripe.
– Gripe Espanhola.
- AS QUESTÕES AMBIENTAIS E O ENSINO DA BIOLOGIA
– Disseminação do vírus da dengue.
- ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS: Anormalias Cromossômicas, Síndrome de Klinefelter, Hermafroditismo, Pseudo-Hermafroditismo Masculino, Pseudo-Hermafrodismo-Feminino.
- ARTRÓPODES
- AS SERPENTES E SEUS VENENOS
- DIGESTÃO NOS ANIMAIS RUMINATES
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR
- LIXO E RECICLAGEM