Assessoria e Consultoria em Trabalhos Acadêmicos

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Dicas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos

REGRAS GERAIS DE FORMATAÇÃO
Os trabalhos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7cm) digitado no anverso (frente) das folhas com exceção da folha de rosto cujo verso deve conter a ficha catalográfica, respeitando espaços e configurações padronizados. A impressão deve ser em cor preta, podendo usar outras cores somente para as ilustrações. Verificar anexo A – como formatar no WORD (passo a passo).
FORMATO
A letra deve ser legível e sem detalhes, recomenda-se o uso das fontes Arial ou Times New Roman, conforme descrito abaixo. Os parágrafos devem ser alinhados ás margens direita e esquerda da folha, ou seja, devem ser justificados.
Convém ressaltar que, uma vez escolhida a fonte a ser adotada, esta deve ser uniforme em todo o trabalho.
 Para títulos das páginas usar corpo 12 em negrito
 Para subtítulos usar corpo 12 em negrito
 Para o texto usar corpo 12
 Para as notas de rodapé, citações com mais de três linhas, legendas, fontes de ilustrações, números de páginas e tabelas usar tamanho menor e uniforme
Margens:
As margens devem ser configuradas da seguinte forma:
PAGINAÇÃO
Anverso da folha
 Margem superior: 3 cm
 Margem esquerda: 3 cm
 Margem inferior: 2 cm
 Margem direita: 2 cm
 Margem direita: 2 cm
Verso da folha
 Margem superior: 3 cm
 Margem direita: 3 cm
 Margem inferior: 2 cm
 Margem esquerda: 2 cm

Paginação:
As folhas devem ser sequencialmente contadas a partir da folha de rosto, mas não são numeradas. A numeração deve ser inserida a partir da primeira folha da parte textual, ou seja, da introdução até o final do trabalho.
A numeração das folhas deve ser apresentada em algarismos arábicos, colocados a dois 2 cm da borda da folha, na extremidade superior direita.

ESPAÇAMENTO
Todo o capítulo ou seção primária deve iniciar em nova página. Para a digitação do trabalho devem ser adotados os espaços, conforme abaixo:
 Espaço 1,5: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais; para registrar o nome da instituição, o título do trabalho na capa e na folha de rosto, quando com duas ou mais linhas. Para separar os títulos das seções e subseções do texto que os precede e que os sucede.
 Espaço simples: citações longas, notas, as referências no final do trabalho, as legendas das ilustrações e tabelas, natureza do trabalho, objetivo, o nome da instituição a que é submetida e a área de concentração.

INDICATIVOS DE SEÇÃO
Conforme a NBR 6024:2012 “seção é a parte em que divide o texto de um documento que contém as matérias consideradas afins na exposição ordenada do assunto”.
Toda as seções devem conter um texto relacionado a elas. Para evidenciar a seção no trabalho, indica-se o uso da numeração progressiva.
Exemplos:
O indicativo numérico de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere e deve ser apresentado em algarismos arábicos e limitar-se até a seção quinaria. A numeração progressiva deve colocar de forma lógica a inter-relação entre a matéria, permitindo sua localização.
Os títulos das seções primárias, por serem as principais divisões de um texto, devem constar em folha distinta, ou seja, em nova folha separada do texto que os precede e sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Os recursos de destaque como negrito, itálico, grifo etc. devem ser usados gradativamente para os títulos das seções.
Os títulos pré-textuais (ver capítulo 3 deste manual) não utilizam indicativos numéricos e devem ser centralizados e apresentados com o mesmo destaque tipográfico adotado para as seções primárias.

 SIGLAS
De acordo com a NBR 14724:2011 é um elemento opcional.
Quando citada pela primeira vez no texto, o nome por extenso deve preceder a sigla que é colocada entre parênteses.
1 SEÇÃO PRIMÁRIA
1.2 SEÇÃO SECUNDÁRIA
1.1.1 Seção Terciária
1.1.1.1 Seção Quaternária
1.1.1.1.1 Seção quinária
2 ECONOMIA
2.2 FINANÇAS
2.2.2 Banco
2.2.2.2 Investimentos
2.2.2.2.2 Investimentos Nacionais

CITAÇÕES
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas citação é a menção no texto, de uma informação extraída de outra fonte, podendo ela ser escrita ou oral.
As citações devem ser apresentadas de acordo com NBR 10520:2002 – Apresentação de Citações em Documentos

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Os elementos pré-textuais antecedem o texto principal com a finalidade de informar e auxiliar na apresentação do trabalho. São constituídos pela capa, lombada, folha de rosto, errata, folha de aprovação, dedicatória, agradecimento(s) epígrafe(s), resumo na língua vernácula, resumo na língua estrangeira, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos e sumário.

Capa De acordo com a NBR 14724:2011 é um elemento obrigatório com a função de proteger e conservar o trabalho. A capa deve apresentar as informações essenciais que também constam na página de rosto que são:
 Nome da instituição;
 Nome do autor;
 Título do trabalho;
 Subtítulo (se houver deve ser precedido por dois pontos);
 Número de volumes (se houver mais de um);
 Local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado
 Ano da entrega.

Folha de Rosto
De acordo com a NBR 14724/2011, é um elemento obrigatório. A folha de rosto deve conter os dados essenciais para a identificação do trabalho.
a) Anverso
 Nome do autor;
 Título do trabalho;
 Subtítulo se houver antecedido de dois pontos;
 Número de volumes (se houver mais de um);
 Natureza: tipo do trabalho, (TCC, monografia, dissertação ou tese), e objetivo (grau pretendido, aprovação etc.), nome da Instituição a que é submetido e área de concentração;
 Nome do orientador e co-orientador se houver;
 Local (cidade) da instituição onde será apresentado;
 Ano da entrega.

b) Verso
Deve conter a ficha catalográfica elaborada por ibliotecária segundo o Código de Catalogação Anglo Americano, na parte inferior da folha.
Obs.: Os alunos de Pós-Graduação deverão preencher o formulário de solicitação na página da biblioteca.

Errata
De acordo com a NBR 14724:2011 é um elemento opcional. É a lista inserida logo após a folha de rosto que descreve eventuais erros do texto e suas respectivas correções, apresentada em folha avulsa acrescida ao trabalho depois de impresso.
Recomenda-se evitar incluir errata no trabalho.

Folha de aprovação
De acordo com a NBR 14724:2011 é um elemento obrigatório que apresenta as informações essenciais à aprovação do trabalho. Deve vir em folha distinta, após a folha de rosto, contendo as seguintes informações:
 Nome do autor;
 Título;
 Subtítulo (se houver);
 Natureza (tipo de trabalho, objetivo, nome da Instituição a que é submetido e área de concentração);
 Data de aprovação;
 Nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora, e instituição a que pertencem.

Dedicatória
Página em que o autor homenageia ou dedique o trabalho. Não se coloca a palavra “Dedicatória” como título e deve vir logo após a folha de aprovação.

Epígrafe
Apresenta uma citação escolhida pelo autor relacionada com o escopo da obra e apresentada de acordo com a NBR 10520:2002 não se coloca a palavra Epígrafe como título.

Resumo em português e em língua estrangeira
Ambos remetem a mesma definição e são elementos obrigatórios, regidos pela NBR 6028:2003 conforme orientação da NBR 14724:2011.
Resumo é um texto escrito pelo próprio autor com objetivo de proporcionar ao leitor uma breve apresentação do conteúdo, métodos, técnicas utilizadas e a conclusão do trabalho. Sua apresentação deve ser em parágrafo único, verbo na voz ativa, na terceira pessoa do singular e conter entre 150 a 500 palavras.
Ao final do texto deverão ser apresentadas as palavras-chave e/ou descritores, ou seja, as palavras representativas do conteúdo do trabalho e devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas por ponto.
Abstract (inglês), Résumé (francês), Resumen (Espanhol) é o resumo em língua estrangeira e deve ser apresentado na página seguinte ao resumo na língua vernácula (português) e com o mesmo formato.

Sumário
De acordo com a NBR 6027:2003 é um elemento obrigatório que consiste na enumeração das partes do texto, suas seções e/ou divisões e a indicação da página onde se localiza no corpo do trabalho. O sumário não deve ser confundido com índice que é uma relação detalhada em ordem alfabética de assuntos, autores e outros, que remete a pontos específicos do texto, independentemente da ordem de localização.
O sumário é apresentado como último elemento pré-textual e os demais elementos pré-textuais não devem constar no mesmo.

ELEMENTOS TEXTUAIS

Os elementos textuais são obrigatórios de acordo com a NBR 14724:2011. São os elementos que constituem o núcleo do trabalho sendo composto por: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Na introdução, anuncia-se o que se pretende dizer; no corpo, desenvolve-se a ideia anunciada; na conclusão, resume-se ou sintetiza-se o que se conseguiu (SEVERINO, 2002).

Introdução

Introdução é a parte inicial do texto que deve apresentar o assunto, elementos essenciais e metodologia aplicada para o desenvolvimento do trabalho.
É importante que o texto seja redigido de forma clara e desperte o interesse do leitor.
Recomenda-se que seja a última parte a ser escrita no trabalho

Desenvolvimento

Desenvolvimento é a parte fundamental e mais extensa do trabalho que contém exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Para melhor compreensão e apresentação divide-se em seções e subseções de acordo com a abordagem e técnicas aplicadas.

Conclusão
Conclusão é a parte final do trabalho na qual o autor expõe a síntese dos resultados obtidos, a validação das hipóteses iniciais relativas ao trabalho proposto.
A Conclusão não é o resumo do trabalho

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 ELEMENTOS PÓS TEXTUAIS
Os elementos pós-textuais sucedem o texto e complementam a estrutura do trabalho com objetivo de documentar ou confirmar dados apresentados nos estudos realizados. São constituídos pelas referências, glossário, apêndice, anexo e índice quando for necessário.

Referências
Elemento obrigatório a ser elaborado de acordo com a NBR 6023:2002. É um conjunto de dados que permite a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diferentes tipos de materiais inclusive da rede eletrônica citados no decorrer do trabalho

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