Portfólio

Portfólio




Portfólio

Elaborar um portfólio de qualidade traz distintos benefícios para o seu proprietário. Podemos tratá-lo como “uma vantagem competitiva” que faz a diferença entre conseguir um bom trabalho ou não.

Um portfólio permita que seja listado trabalho profissional empresarial/, acadêmico e profissional.

Ele é uma seleção dos seus melhores trabalhos.

Existem diversas categorias de portfólio, cada uma delas é apropriada a necessidades específicas.

O que é um portfólio?

No dicionário de língua portuguesa, o portfólio é denominado como um “dossiê ou documento com o registo individual de habilitações ou de experiências”. E é justamente isso: uma lista dos melhores trabalhos de um profissional ou de uma empresa.

Vale ressaltar que o portfólio não um currículo, é muito além, diferindo por trazer modelos objetivos da sua experiência profissional – e não somente referir a experiência em si.

É uma forma excelente de mostrar na prática sua competência e capacidade.

Quando bem elaborado e organizado, o portfólio abri portas, visto que é a maneira mais fácil de demonstrar as pessoas o seu trabalho.

“Fazer uma boa apresentação é um sinal de responsabilidade e cuidado com o seu trabalho e mostra firmeza na sua conduta profissional. Assim, poderá ser uma porta aberta para grandes oportunidades. E, lembre-se, portfólio não é só uma pasta com os seus materiais, é uma seleção dos seus melhores trabalhos, organizado de forma apresentável para uma ocasião profissional.”
– Thiago Spyked, diretor de projetos, arte e editorial na Editora Cras. Designer e ilustrador no mercado editorial e publicitário.

Quais são os tipos de portfólio?

Existem os portfólios físicos e os digitais.

Antes da internet, era muito comum ver profissionais em busca de emprego com pastas exemplificando seus trabalhos.

Atualmente, tornou-se rara, embora ainda aconteça – tanto que alguns contratantes ainda estabelecem que seja desta forma.

Não há segredos na execução de um portfólio físico não. Apresente uma versão impressa dos seus melhores trabalhos e leve-os junto com você em sua entrevista.

Use papel de formato A3 ou A4 de boa qualidade, e escolha uma pasta de material bom.

Portanto, se preferir o ambiente digital, as opções são mais amplas.

Elabore seu portfólio em PDF. Este é um formato de usabilidade ampla, seguido em diferentes processos.

É o método mais prático, onde você pode prepará-lo diretamente em seu computador e enviá-lo para quem desejar.

Entenda que, por ser tão prático, os contratantes possuem diversos arquivos neste formato. Você corre o risco de não ser notado entre tantos adversários.

Portfólio Para Empresa 

Para prospectar novos clientes, a apresentação de uma empresa é algo fundamental.   O portfólio de sua empresa irá fazer com que ela tenha seus potenciais exteriorizado.

Ele é a peça-chave para começar com o pé direito nas negociações.

  • Exiba a empresa com um histórico conciso e cite a missão, valores e comprometimento;
    Mostre quais são os produtos e os serviços oferecidos. Não há necessidade de inserir muitas especificações.
  • Linguagem clara e direta; A qualidade dos trabalhos fala mais alto do que a quantidade. Identifique os critérios indispensáveis que devem estar presentes nos projetos. Seja direto
  • Assim como a organização do trabalho é importante, ser direto é fundamental. Tenha em mente que o recrutador ou o cliente em potencial não têm muito tempo para perder.
  • O portfólio online é para aguçar a curiosidade de quem está do outro lado, para que essa pessoa faça contato com o profissional ou um convite para uma entrevista. Por isso, não é necessário expor o trabalho todo, só uma prévia.
  • Desenhos sintéticos e representativos, nada de prancha A0 reescalada para A4;
  • Cuidado com os excessos, o que precisa estar evidente são os trabalhos, não o projeto gráfico;
  • Seu portfólio precisa contar a sua história e evidenciar os seus interesses e potenciais;
  • Cada trabalho também precisa contar a sua história e evidenciar o seu partido;
  • Os trabalhos precisam estar coerentes com a sua conduta profissional, então coloque aquilo que mais representa como você pensa e gostaria de atuar profissionalmente, não adianta fazer um portfólio gigante, isso pode demonstrar falta de síntese.
  • Apresentação

Uma boa apresentação torna-se responsável por conectar o potencial e o diferencial do profissional de maneira clara e interativa com o cliente.

É importante que o portfólio tenha um visual profissional e esteja de acordo com a imagem que se deseja transmitir. A foto é um dos principais elementos do perfil, pois ela impõe uma mensagem instantânea sobre você e seu trabalho.

As opções de imagem para identificação da pasta são variadas, porém duas delas são mais indicadas para elevar o nível do portfólio: foto pessoal ou imagem da marca.

Portfólio Acadêmico: Como Fazer um Portfólio Para Faculdade

Como ferramenta versátil que é, o portfólio também pode ser usado na educação. Estamos falando do portfólio acadêmico.

Nele, você vai arquivar em estilo organizada tudo o que foi trabalhado em seus anos de faculdade.

Isso inclui textos de aulas, atividades, trabalhos, apostilas, exercícios e pesquisas. Tudo de relevante que você fizer em seus estudos, merece lugar ali.

Tirou nota alta naquele trabalho? Inclua no portfólio. Sua pesquisa recebeu comentários elogiosos do professor? Inclua também!

O portfólio acadêmico é uma maneira incrível e prática de ter para rápido acesso toda a sua história acadêmica, o que pode servir até mesmo como instrumento de avaliação.

Mais adiante, seu portfólio acadêmico pode se ampliar e conter uma seleção dos seus títulos educacionais.

É a hora de incluir os cursos de longa e curta duração, teses, artigos e citações.

Tudo de mais relevante nos seus estudos deve estar lá.

Um exemplo de estrutura a ser seguida para o portfólio acadêmico é obedecer ao roteiro que já lhe é familiar na faculdade.

Como se fosse um trabalho acadêmico, você terá capa, folha de rosto, sumário, considerações iniciais, desenvolvimento (não esqueça de incluir datas), considerações finais e anexos.

Com isso em mãos, você está pronto para mostrar ao mundo o excelente profissional que está caminhando para ser.

É importante que você demonstre, desde cedo, como ser um profissional organizado e ciente de seu potencial..

Portfólio de Fotografia

Quando se trabalha com a arte de registrar boas imagens, apenas um currículo em texto não é o suficiente.

Todo profissional da fotografia precisa mostrar as suas fotos para provar do que é capaz.

Com um portfólio, você consegue isso de maneira muito simples e eficaz – e ainda tem o bônus de mostrar o seu charme pessoal, seu bom gosto.

Um bom portfólio precisa mostrar mais do que os trabalhos que você já realizou. Ele precisa transparecer sua personalidade de forma clara e objetiva.

é importante que você deixar bem claro a sua área de atuação.

Qual sua especialidade? Sabemos que no mundo da fotografia elas são muitas.

Seu foco é em eventos? Modelos? Produtos?

Escolha o tema e dê ênfase nele em seu portfólio, deixando em destaque trabalhos feitos nesta área.

Escolha os seus melhores trabalhos.

Imagens mais criativas, as que foram realizadas para grandes empresas e marcas, aquelas que lhe renderam prêmios.

Use o seu melhor a seu favor.

Pode levar algum tempo fazer essa seleção? Que bom! Isso quer dizer que você tem muito a oferecer.

adicione formas de contato.

  • O Que é Portfólio Escolar

Segundo HERNÁNDEZ, Fernando (2000, p.166) o portfólio é:

…“um continente de diferentes tipos de documentos (anotações pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controles de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc.) que proporciona evidências do conhecimento que foram sendo construídos, as estratégias utilizadas para aprender e a disposição de quem o elabora para continuar aprendendo”.

Um portfólio escolar serve como instrumento de identificação da qualidade do ensino por meio da avaliação do desempenho do aluno e do professor.

Ele compreende um compilado dos trabalhos realizados pelos alunos durante um curso ou ano letivo.

Serve para os pais acompanharem o progresso dos filhos, e para os filhos terem um registro desse progresso também.

É o desenvolvimento da capacidade de gerir seu próprio trabalho desde a base. É a chave para a construção de um futuro profissional responsável e organizado.

O portfólio escolar deve ser criado no começo do período letivo e é importante que contenha um diário reflexivo, onde o aluno anotará suas percepções sobre o estudo que está sendo feito.

Esta é uma excelente maneira de estimular o pensamento criativo.

Em sua estrutura, o portfólio escolar deve conter:

  • Ficha com nome do aluno, série, ano e instituição de ensino;
  • Fichamentos orientados pelo professor;
  • Anotações e registros das aulas;
  • Trabalhos, provas e pesquisas realizadas;
  • Produções artísticas e;
  • O diário reflexivo de que falei.

Este é um exemplo básico, que você pode complementar com mais itens, conforme eles forem surgindo.

Tudo que servir para documentar os anos de escola pode (e deve) ser incluído.

  • Portfólio de design

Tornar público seu trabalho é fundamental para um profissional da área de design.

É a forma de ser encontrado por possíveis clientes e de ter seu trabalho avaliado por aqueles com os quais você já está negociando.

Hoje em dia, a melhor maneira de fazer isso é no ambiente virtual. Assim, fica mais fácil qualquer pessoa ver seu trabalho quando e onde ela quiser.

Pense no seu portfólio online como uma loja aberta vinte e quatro horas por dia.

Você sempre será encontrado.

O portfólio é o maior aliado do designer, é a peça-chave para que o profissional apresente suas habilidades e conquiste novos clientes.

Por isso, ele exige total atenção e deve ser construído de maneira que reflita seu trabalho e também sua personalidade.

Deve constar os seguinte itens:

  • Crie sua marca: deixe bem à mostra o seu nome ou o logo da sua empresa. Isso ajuda a ser facilmente distinguido de outros profissionais;
  • Se apresente: Diga quem você é, sua formação e seus hobbies. Mostre que existe uma pessoa por trás daquele trabalho;
  • Mostre o seu melhor: Inclua os seus melhores trabalhos, os que ficaram mais bonitos e os mais recentes;
  • Indique sua especialidade: Foco é tudo e economiza seu tempo e do seu cliente. Deixe claro qual é a sua área dentro do design;
  • Use categorias: Uma estrutura lógica facilita a vida de todos. Separe seus trabalhos por categorias e seu portfólio ficará muito mais organizado;
  • Conte uma história: Sempre que possível, explique como foi o processo para fazer determinado trabalho. É importante porque mostra como você pensa e;
  • Contato é tudo: Coloque seu e-mail, sites de apoio e até telefone. Seu cliente precisa encontrar você!

Com essas dicas, você terá em mãos um portfólio de alto nível, ou seja, terá tudo o que precisa para participar de maneira competitiva do mercado de trabalho.

  • Portfólio de Artes

Você precisa exibir seu trabalho para um possível cliente, uma galeria de arte ou uma faculdade?

Um portfólio de arte é a opção ideal. Esse tipo de portfólio destacará suas obras e ainda mostrará suas habilidades mais importantes, como profissionalismo, inspiração e personalidade.

Com um portfólio, você se diferencia dos demais e se mostra como um artista único, capaz de impressionar logo no primeiro contato.

A primeira coisa que você deve fazer é se informar dos requisitos que a parte interessada exige na recepção de portfólio.

Algumas galerias ou universidades tem modelos específicos de portfólios e você não vai gastar seu tempo formatando de um jeito para depois ter que mudar tudo de novo.

Siga à risca as regras para já começar com pé direito.

Mesmo assim, existem algumas dicas que são universais, independente do formato.

A primeira delas é que menos é mais.

Limite-se a incluir no máximo 20 trabalhos, ainda que você tenha centena deles. Esta é a sua chance de para refinar sua obra e analisar o que há de melhor nela.

Isso nos leva à segunda dica: tenha foco.

O foco se refere a saber exatamente qual a mensagem que você está querendo passar em seu portfólio e para quem.

Se o seu portfólio é para uma galeria de artes, então inclua apenas suas pinturas. Se o portfólio é para uma cadeira de professor, não faz sentido incluir aqueles trabalhos que fez só para cumprir tabela. Mostre só o que de mais significativo você fez em sua carreira.

Invista em um portfólio que encante aos olhos já no primeiro segundo.

É isso o que vai colocar você em vantagem na hora de se apresentar para o mundo lá fora.

  • Portfólio de Produtos

Pense no portfólio de produto como um grande cardápio da sua loja.

Tudo precisa estar muito bem claro, em imagens de boa qualidade e texto de apoio de fácil compreensão.

Como um catálogo, ele deve conter os principais itens à venda na sua loja, bem como especificações e dicas de uso.

Ter o preço é opcional. Você deve analisar se é interessante para você.

Lembre que dar o preço logo de cara pode inibir um pouco os possíveis clientes, mas, por outro lado, pode ser mais prático para aqueles que não tem tempo a perder com negociação.

Dessa forma, é preciso analisar bem sobre qual frente você quer atacar, e qual delas reflete melhor a filosofia da sua empresa.

Já falei sobre a qualidade das imagens, mas preciso frisar isso aqui novamente. Em seu portfólio de produtos, é imprescindível que as fotos sejam de alto nível.

Isso não quer dizer que você precisa investir em um ensaio fotográfico caríssimo. Não é isso. O que estou querendo dizer é que você deve usar as fotos como uma forma de tornar seu produto ainda mais atraente.

Não faz sentido utilizar imagens de baixa resolução, ou com plano de fundo que destoem entre si. Juntas, as fotos devem formar uma apresentação harmônica, que além de informar, agrade aos olhos.

Isso mostra que o que está apresentado ali é produto de uma empresa construída com seriedade.

Com essa poderosa ferramenta, vender vai ser muito mais simples.

Como Fazer um Portfólio

O portfólio deve ser o seu melhor amigo na busca de uma colocação no mercado de trabalho.

Ainda é um grande desafio para os profissionais mostrarem seu verdadeiro potencial no trabalho. Afinal, o papel aceita qualquer coisa e você pode dizer que fez o que quiser.

Para fazer um portfólio, você precisa seguir algumas dicas simples, que irão otimizar seu tempo e contribuir para que o material produzido traduza exatamente a imagem que quer passar como profissional.

  • Determine o Objetivo do Portfólio

Como um empreendedor de sucesso, você precisa ter metas sensatas.

Definir o objetivo do portfólio é uma decisão crucial e a base de toda a sua produção que virá a seguir.

É esse objetivo que irá guiar o desenho, a organização e a informação que será selecionada e incluída no portfólio. Além de, por óbvio, definir qual será a utilização desse mesmo portfólio.

Esse objetivo deve ser claramente definido, explicitado e frequentemente revisado. Você precisa ter sempre em mente o que quer com o seu portfólio.

Carregar essa certeza com você facilita na hora de passá-la adiante.

O objetivo de um portfólio é se fazer presente no mercado, podendo inclusive ajudar você a conquistar uma vaga em específico.

Como são várias as categorias de portfólio, também são vários os objetivos que se pode ter com ele.

Pode ser que o objetivo do seu portfólio seja documentar a sua progressão escolar, ou pode ser que ele sirva para catalogar os produtos disponíveis para venda na sua loja.

  • Foque nos Principais Trabalhos Desenvolvidos

Seu portfólio é onde você deve mostrar o que faz de melhor.

Você precisa ser sucinto e mostrar em poucas “palavras” a que veio. Seja breve e objetivo.

Por isso, é bom variar e não usar muitas peças de uma mesma campanha.

  • Dê os Devidos Créditos

É importante dar crédito aos outros, reconhecendo sua contribuição aos resultados. Essa é uma maneira incrível de mostrar ao mercado o tipo de profissional que você é.

Ao dar crédito, você não apenas reafirma o valor daquela contribuição individual, mas também reforça a imagem de profissional com o qual as pessoas gostam de trabalhar, pois sabem que há espaço para inovação e colaboratividade, em um ambiente onde se pode compartilhar livremente suas ideias.

O potencial de confiança multiplica quando você é justo e dá créditos.

Dar crédito é ser leal, e a lealdade se relaciona com integridade, gratidão e reconhecimento.

São valores que todos querem ter por perto, ainda mais em um ambiente de trabalho.

  • Organize os Trabalhos em Ordem de Importância

A ordem de como os seus trabalhos aparecem no portfólio é crucial.

Agora, é a ordem delas que vai colocar você em posição de vantagem diante dos outros concorrentes.

A regra de ouro é começar o seu portfólio com as melhores peças – as excelentes, as que você mais acredita.

Lembre que a pessoa que está analisando seu material tem outros mais para conferir. Se não encantar de cara, não terá uma segunda chance.

Assim, visto do começo ao fim, o portfólio segue um padrão de qualidade que o torna coeso e irresistível.

Foque no profissional.

Por fim, deixe seu portfólio falar por você. Seguindo essas regras, ele só dirá coisas boas.

  • Contraste

Cuidar da qualidade das imagens e fotos do seu portfólio é essencial.

Volto a frisar: trabalhe apenas com imagens de alta qualidade.

Isso ajuda a mostrar o produto e serviço, e também torna mais agradável a experiência de analisar o seu portfólio para quem está tendo esta tarefa.

Contraste é um dos pontos-chave. Cuide para que o balanceamento das imagens esteja adequado.

Você verá o resultado aparecer.

  • Alinhamento

Cada tipo de portfólio requer um formato especial e que valorize seu conteúdo.

Não existe uma regra fixa, então,  é seguir a sua intuição e usar o que acha mais harmônico.

Claro, em caso de portfólios feitos para universidades ou instituições mais rígidas, haverá uma regra clara a seguir.

Não se preocupe, pois você certamente será informado dela em tempo hábil e, se não for, cobre essa informação o quanto antes.

Se for uma opção somente sua, escolha o que agrada mais o olhar.

Confie no seu bom gosto e na mensagem que quer passar, e tudo dará certo.

  • Criando a Capa Para Portfolio

A capa para o portfólio é outra escolha bastante pessoal.

Mais uma vez, você terá que se guiar pelas regras já impostas para o alvo do seu portfólio. Existe um padrão para ser seguido? Procure se informar para não dar bola fora e nem perder seu tempo criando um material que não está de acordo com o exigido.

Portanto, se não houver normas, crie as suas.

Procure seguir na capa a mesma linha de raciocínio do conteúdo do portfólio. Siga o mesmo padrão de cores e de fontes para criar um portfólio coerente do começo ao fim.

Procure ser discreto e básico.

Lembre-se que é um material profissional e, por isso, deve ser antes de tudo, sério.

Ainda que sua mensagem final seja leve, você deve se posicionar como alguém que inspire confiança e seriedade no que faz.

Leve isso em consideração e sua capa, assim como seu portfólio como um todo, será um sucesso.

Portfólios Criativos

Criatividade chama a atenção.

É importante saber que quanto mais criativo seu portfólio for, mais destaque ele terá.

Formatos e tipografias diferentes são válidos para se destacar o Contanto.

O portfólio precisa ser mais criativo do que o trabalho contido nele em si.

Bem produzido, ele colocará você aonde quer chegar.

Divulgar o Seu Portfólio Formas Eficientes

Um problema comum entre aqueles que estão começando a carreira é a dificuldade em conseguir encontrar clientes.

Quando escolher o seu alvo, já tenha em mente que vai precisar justificar para ele a necessidade de investir em você.

E nada agrada mais do que um trabalho convincente, feito por alguém confiante.

Confiança é tudo para um profissional.

Com seu portfólio finalizado, é hora de falar com o cliente.

A melhor forma é pessoalmente, mas nem sempre ambas as partes têm disponibilidade.

Assim, use a internet como aliada e abuse de e-mails e mensagens por ferramentas de mensagens. Telefone, dependendo do caso, já não faz tanto sentido. As pessoas costumam ignorar esse tipo de contato.

Vender seu trabalho, falar com as pessoas, expor seu trabalho… tudo isso pode ser um pouco mais complicado por exigir desenvoltura na hora de se comunicar.

Se você não desenvolveu essa habilidade ainda, é bom começar a treinar.

Para se sentir mais seguro ao se apresentar, você pode montar uma pequena apresentação de slides. Algo rápido, que não passe de cinco slides.

É o suficiente para provar o seu ponto de vista, sua visão e proposta para a empresa. A apresentação de slides serve de apoio e desvia a atenção visual para o trabalho, tirando-a exclusivamente de você.

Para não correr o risco de falhar por imprevistos externos, leve sempre uma versão impressa do seu trabalho. Assim, você não fica na mão caso ocorra algum problema com o computador, energia e conexões de internet, em geral.

A internet é, aliás, uma das mais poderosas ferramentas de divulgação do seu trabalho, e você pode fazer tudo de casa, gastando muito pouco ou nada.

Com a concorrência acirrada, é preciso estar em todos os lugares. E a internet, atualmente, é o lugar mais importante para se estar.

Use as redes sociais para divulgação. Crie perfis profissionais seus ou da sua marca, e os atualize regularmente.

Portfólio Impresso

Se estamos falando de tradição, um portfólio impresso é o que de mais valor existe no mercado na hora de se colocar à disposição para novos clientes.

Com ele, você tem o seu trabalho literalmente nas mãos para provar do que é capaz.

É a comprovação física e tátil de que você tem muito a oferecer para aquele cliente em potencial.

Procure a excelência...

Escolha uma pasta de boa qualidade.

Surpreender positivamente sempre é uma opção boa.

O papel interno do seu portfólio impresso também deve ser de qualidade. A principal característica deve ser a resistência ao manuseio.

Portfolio online

Seu portfólio pode estar ao seu alcance, distante apenas por um clique. Pode ser acessado gratuitamente, em qualquer horário do dia, e estará atualizado quando você mais precisar.

Ter um portfólio online transmite confiança e credibilidade ao seu trabalho, além de agregar valor à sua marca.

Ele mostra com facilidade e rapidez o seu trabalho para futuros empregadores.

Pode ser que você não esteja presente no momento da avaliação do seu material, então facilite o contato.

Coloque suas informações de contato em lugar de destaque, facilitando a busca. Mantenha esses dados sempre atualizados.

Um portfólio deve ser agradável à leitura e simples, facilitando a vida de quem o analisa.

Falamos bastante sobre a importância do portfólio, impresso ou online, e de como ele é fundamental para que você consiga uma excelente colocação no mercado.

Sem um portfólio, você está em desvantagem – um passo atrás em relação aos seus concorrentes.

Portfólios são imprescindíveis para quem está chegando agora no mercado de trabalho, e mesmo para os já experientes, como forma de se modernizar.

É uma forma rápida de mostrar sua capacidade e seu nível profissional de caráter mais elaborada do que um currículo.

Como recurso visual, o portfólio segue sendo imbatível. É a melhor opção para mostrar o seu trabalho do que ele.

Por ser um tanto pessoal e de cunho artístico, não há um modelo único e específico de portfólio.

Pronunciamos aqui sobre as duas maiores categorias: portfólio impresso e portfólio online.

O primeiro, junta a elegância com a tradição. Você pode fazer uma majestosa pasta com seus trabalhos principais e levá-la sempre em reuniões e prospecções de novos clientes.

Já o portfólio digital ganha em modernidade e praticidade. Pode ser feito na internet, como um site, blog, ou até como perfil em alguma rede social.

Todo esse esforço não faz sentido se você não fizer a manutenção e a divulgação do seu portfólio.

Mantenha seu material sempre atualizado, com tudo de novo e digno de destaque que tem feito.



Leave a Reply

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp chat WhatsApp 11-99832-9604