Sugestões e dicas para Temas para Tcc, Artigo, Monografia de Gastronomia

Sugestões e dicas para Temas para Tcc, Artigo, Monografia de Gastronomia

Sugestões e dicas para Temas para Tcc, Artigo, Monografia de Gastronomia

 

Identidade visual para food truck: Don Gourmet

A origem dos food trucks – a inovação onda gastronômica que tomou conta do Brasil como opção frente à crise econômica mundial, instaurada a partir do ano de 2008, e ainda refletida intensamente em 2015 – provavelmente data do final do século XIV. A realidade histórica sobre o surgimento desse novo mercado apresenta lá suas dúvidas, pois os dados sobre esse ramo de atuação não possuem informações e fontes muito verdadeiras para comprovação. Assim, tal presteza econômica, apesar levemente remota, ainda é um setor a ser avaliado e analisado. No entanto, os dados sobre sua origem são muito imprecisos: há informações distintas sobre seu surgimento, atribuídas a mais de um criador. 

 

Introdução de alimentos funcionais na gastronomia 

Alimentos funcionais são aqueles que harmonizam benefícios médicos ou de

saúde, compreendendo a prevenção e o tratamento de enfermidades, devido a compostos químicos com atividade biológica.

 

IMPORTÂNCIA DA GASTRONOMIA HOSPITALAR NA INGESTÃO ALIMENTAR DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

Cada vez mais a população se preocupa com a alimentação, principalmente quando se trata de alimentação infantil, essa preocupação é ainda maior dentro do âmbito hospitalar, onde estudos indicam alta incidência de desnutrição.

 

A GASTRONOMIA HOSPITALAR COMO FERRAMENTA DE BEM-ESTAR AO PACIENTE. 

Os alimentos e bebidas exercem uma função importante no sentido da analogia de grupos e de toda a sociedade, assim como na acepção do relacionamento entre os indivíduos e o conjunto social. A arte de gastronomia, conhecido no ambiente hospitalar como Serviço de Nutrição e Dietética (SND), deve ser aceito como um instrumento de encantamento do cliente, aprovando às exigências dos consumidores de saúde e quebrando o estigma negativo em torno da alimentação hospitalar, uma vez que a mesma ainda é vista como de baixa qualidade e sem nenhum atrativo.

 

CULINÁRIA LIGHT: Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial 

As doenças cardiovasculares concebem um sério problema de saúde pública, constituindo uma das principais causas de morbimortalidade da população brasileira, O controle dessa patologia por meio de medidas dietéticas específicas visa não apenas à redução dos níveis tensionais, mas também a incorporação de hábitos alimentares permanentes.

 

Valor nutricional de alimentos industrializados destinados ao público infantil e seu possível impacto na saúde das crianças 

A alimentação do ser humano nos primeiros anos de vida fundamental. Colabora, em grande conceito, para o método de desenvolvimento da criança, não apenas fisicamente, como emocionalmente e psicologicamente. O acesso ao alimento industrializado, assim como qualquer outro tipo de alimento, depende das condicionantes socioeconômicas da família em que a criança está inserida.

 

Valorização das dietas hipossódicas: nutrição e gastronomia 

Considerando a alimentação como promotora de saúde e bem-estar é imprescindível aliar gastronomia hospitalar à dietoterapia, afim de que as preparações hipossódicas possam ter maior aceitabilidade pelos pacientes. Dietas terapêuticas são empregadas como parte do tratamento médico, sendo assim, a isenção de alimentos ou ingredientes como o sal influência de modo contraproducente o sabor, induzindo a uma recusa das refeições. Desta forma, a apreciação de refeição hospitalar tem modificado ultimamente, visto a importância da adesão do paciente na dinâmica hospitalar proposta.

 

Ciência dos chefes de cozinha acerca da doença celíaca 

A doença celíaca é uma enteropatia imunomediata desencadeada em pessoas geneticamente aptas e susceptíveis quando ao consumo de glúten. Calcula-se prevalentemente que 0,3% a 1% da população sejam portadoras de doença celíaca. Desta forma, o único tratamento, é eliminar o glúten da alimentação, e, aderir este tratamento é difícil, principalmente fora de casa por ser costume das pessoas a uso de farinha de trigo, por exemplo, em diversos pratos. Embora os chefes de cozinha proporcionarem bom ciência acerca da doença celíaca, há a precisão de doutrinar sobre medidas de preparativo de alimentos com objetivo de impedir a contaminação direta ou indireta por glúten reduzindo assim exceções sociais dos celíacos que precisam se alimentar fora de casa.

Leave a Reply

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp chat WhatsApp 11-99832-9604