Pesquisa Científica

Pesquisa Científica

A pesquisa científica
A pesquisa científica é uma atividade voltada para a solução de problemas. Pretende dar resposta a perguntas, através dos processos do método científico.
A pesquisa distingue-se da consulta bibliográfica. Esta é uma tarefa simples e consiste em procurar tirar dúvidas com o recurso a alguns verbetes de dicionários, enciclopédias ou manuais. Quando se anotam os dados consultados, tem-se uma cópia textual ou livre, nunca uma pesquisa.
Destacam-se dois tipos de pesquisa: o resumo de assunto e a pesquisa científica original. Os alunos do segundo grau, e mesmo os universitários, dificilmente têm condições de fazer pesquisas científicas originais, com novas conquistas dentro de determinada ciência. Farão, então, resumos de assunto, em que reúnem, analisam e discutem conhecimentos e informações já publicadas.
O resumo de assunto exige a aplicação dos mesmos processos científicos utilizados no trabalho científico original. Não é cópia, mas a reunião das informações sobre um tema, sua compreensão, análise, interpretação, comparação e aplicação a casos semelhantes. Exige reflexão e elaboração nova e pessoal do assunto.
Esse tipo de pesquisa aumenta os conhecimentos e dá o treinamento necessário para possíveis pesquisas científicas originais.
Conforme objeto de investigação, a pesquisa pode ser ainda bibliográfica, descritiva ou experimental.

Leave a Reply

WhatsApp chat WhatsApp 11-99832-9604