Diferenciação de página para lauda

Diferenciação de página para lauda 26 dez

Diferenciação de página para lauda

Entre nossos trabalhos oferecidos está a Revisão de Texto e a Formatação de Textos (adequação às Normas da ABNT), existe grande dúvidas sobre a diferenciação de página e lauda.
O que a maioria fala do termo “página”, naturalmente, é o mais conhecido. Se as folhas de um livro foram impressas no modo “frente e verso”, cada uma delas possui duas páginas – independentemente do tamanho do papel do livro e da quantidade de texto nas páginas.
Enquanto a lauda é a medida padronizadora com base a quantidade de texto inclusa no documento, seja por meio da contagem de palavras, linhas ou toques.

Diferenciação de página para lauda

No Brasil, utiliza-se um tamanho de papel para a impressão e em sua maioria é o A4 (21 cm de largura e 29,7 cm de altura). Porém, ainda que um documento seja digitado ou impresso neste tamanho, se pode utilizar de várias configurações podem alterar sobremaneira a quantidade de caracteres.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece algumas regras que definem o padrão de uma lauda em diferentes tipos de textos
A formatação de uma lauda para os trabalhos acadêmicos (TCC – Trabalho de Conclusão de Curso) e científicos, por exemplo, deve seguir a seguinte ordem:
• Margem superior: 3,0 cm
• Margem inferior: 2,0 cm
• Margem direita: 2,0 cm
• Margem esquerda: 3,0 cm
• Espaçamento das linhas: 1½
• Tamanho de letra: 12
• Tipo de letra: Times New Roman ou Arial
• Formato de papel: A4
Já a lauda jornalística, possui em média entre 20 e 25 linhas, de forma que cada linha contenha por volta de 70 caracteres. Portanto, um texto jornalístico pode apresentar de 1200 à 1700 caracteres para cada lauda.
Se torna importantíssimo a definição das laudas no desempenho do trabalho de alguns profissionais, como exemplo os revisores de texto.
Além das normas da ABNT sobre a composição de uma lauda, o Sindicato Nacional de Tradutores (SINTRA) também determina os tipos de lauda reconhecidos para a organização desta classe de trabalhadores.
Portanto já sabe o que é uma Lauda:

Lauda é o nome dado para um dos lados de uma folha de papel, seja de um caderno, livro ou outro tipo de texto que segue uma padronização.
A lauda é o conjunto de configurações que garantem o padrão de paginação, como o número de caracteres, a fonte da letra, o seu tamanho, espaçamento.
Para tanto, não existe um padrão geral de configuração de uma lauda. De acordo com o contexto em que esta é produzida, a lauda pode apresentar diferentes formas e números de caracteres (letras, símbolos e espaços que formam o texto).
A principal diferença entra uma lauda e uma página é a padronização que a primeira possui.
Enquanto que a lauda é formada seguindo uma formatação baseada na contagem de linhas, palavras e toques (espaços e demais caracteres números e simbólicos), a página se limita apenas em seccionar o texto, sem levar em consideração o tipo de conteúdo nele presente.

No Universo da Escrita, como na maioria das empresas, deve ser medido e gerado o valor dos serviços para Revisão de Texto, Formatação de Textos e Digitação com base na lauda de 1250 caracteres com espaços.

Conclusão

A diferenciação pagina e lauda, esta que a página representa um dos elementos seccionais de um documento, enquanto a lauda traz a medida da quantidade de textos (caracteres e, ou, linhas do documento).

Leave a Reply

WhatsApp chat WhatsApp 11-99832-9604