Após meses e meses de pesquisa, leitura e redação – sem falar na trabalheira para formatar seu Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com as normas ABNT (mais adiante, a gente te mostra que essa trabalheira para formatação chegou ao fim) – você sente que já fez o que precisava e tem em mãos um TCC digno de entrega.

Porém, para alcançar uma boa nota, isso tudo não basta: é preciso ainda impressionar sua banca examinadora durante a apresentação do TCC para, só então, conquistar a merecida aprovação.

Mas como fazer uma ótima apresentação de TCC? Quais as dicas para apresentar seu TCC de um jeito que convença e encante os examinadores e demais espectadores?

Separamos algumas dicas para você apresentar seu TCC com sucesso! Vamos começar falando do dia anterior à apresentação do TCC.

Preparando a apresentação do TCC

Antes de preparar sua apresentação, feita normalmente no formato de slides, faça um breve roteiro sobre o que irá apresentar.

Lembre-se de que você terá, em média, 20 minutos para apresentar o TCC. Esse tempo é curto, e se você não for objetivo, focando nos pontos principais do trabalho, poderá facilmente estourá-lo.

O roteiro pode ser feito de forma esquematizada, com recursos de fluxograma, setas, palavras-chave etc., ou então ser redigido em “texto corrido”. Aqui, o importante é organizar as ideias antes de botá-las na apresentação em si.

Feito isso, uma ordem para seus slides pode ser a seguinte:

  • Apresentação: seu primeiro slide deve conter o título do trabalho, seu nome e o do seu orientador. Você também pode acrescentar o nome da Instituição de Ensino.
  • Introdução: aqui começa uma sequência de slides, em que você deve justificar o que te levou a escolher o tema. Conte, por exemplo, sobre uma conversa, uma situação vivenciada ou uma obra descoberta, ou seja, algum episódio curioso que já desperte o interesse da banca e demais presentes. Em seguida, explique quais os objetivos do trabalho, a metodologia utilizada e de que forma conduziu sua pesquisa.
  • Desenvolvimento: os slides do desenvolvimento devem mostrar no que constituiu, em si, o seu trabalho. Evidencie as ações, a abordagem, as mudanças que se fizeram necessárias etc.
  • Resultados: hora de mostrar quais foram os principais resultados obtidos com sua pesquisa. Para essa parte, tente usar, no máximo, até 3 slides.
  • Conclusão: diante dos resultados, sua conclusão deve retomar a ideia central do projeto, e se os objetivos do estudo foram alcançados. Você também pode indicar a necessidade de futuras pesquisas e como seu trabalho poderá contribuir com elas.

Dicas práticas para produção dos slides de apresentação do TCC

  • Priorize o uso de palavras-chave ou, no máximo, frases bem curtas. Os slides devem apenas servir de apoio na condução da sua apresentação, e não trazer todo o conteúdo que você tem a falar;
  •  Use recursos como bold (negrito), italic, cores, parágrafos e outros espaçamentos como forma de organizar e classificar as informações, direcionando o público para a detecção visual imediata dos pontos mais importantes;
  • Utilize recursos visuais. Fluxogramas, gráficos, fotos, ilustrações etc., são muito bem-vindos, mas desde que usados de forma equilibrada e que realmente agreguem informações ao texto;
  • O layout dos slides deve ser sóbrio, com no máximo duas cores para fundo e textos, e dois tipos e tamanhos de fontes. Busque sempre o alto contraste entre fundo e texto. Priorize tons escuros para a cor das letras e tons claros para o fundo, já que essa combinação funciona bem tanto para ambientes com pouca ou muita iluminação;
  • Se a sua apresentação irá durar 20 minutos, 20 também pode ser um bom número médio de slides a serem apresentados. Se você fizer mais do que isso, pense que terá menos de 1 minuto para falar sobre cada slide, o que pode deixar sua apresentação com cara de mal planejada e ‘corrida’ demais.

É hora de treinar a apresentação do TCC

Após uma revisão minuciosa dos slides (não deixe nada fora dos padrões definidos, nem um erro ortográfico sequer passar batido), é hora de treinar!

Simule a apresentação do TCC quantas vezes forem necessárias, seja para si mesmo, na frente do espelho, ou com a ajuda de amigos ou familiares.

Para fazer uma ótima apresentação de TCC, essa repetição prática antes do dia vai te ajudar a ter domínio do conteúdo, a identificar e fazer correções necessárias, a controlar melhor o tempo e a diminuir seu nervosismo.

O dia anterior a apresentação do TCC

Até este dia chegar, você já deve (ou deveria, pelo menos) ter concluído o material da apresentação, e lido e relido muitas vezes o TCC propriamente dito.

Por isso, o dia anterior ao TCC, pelo menos no mundo ideal (e você deve se esforçar para alcançar esse ideal), deve ser de muito descanso, alimentação balanceada, lazer e atividade física moderada. Procure deitar cedo e dormir bem à noite, por no mínimo 8 horas.

treinar a apresentação do TCC

Cuidado com a fala: mesmo com a tensão natural, atente-se para falar de forma pausada, em tom de voz firme e adequado, evitando brincadeiras, gírias e usando corretamente a língua portuguesa.

Atenção à postura: aja de forma equilibrada, neutra, evitando gesticular ou movimentar-se exageradamente de um lado para o outro da sala.
Evite também olhar exclusivamente para algum membro da banca. É natural que, durante a apresentação, você busque a cumplicidade do seu orientador. Isso não é legal! Em seus treinos anteriores ao grande dia, exercite olhar para uma plateia imaginária enquanto fala, e bote isso em prática para garantir uma ótima apresentação de TCC.

Para finalizar, evite os looks carregados, com roupas e cores muito chamativas. Também não arrisque deixar seu celular ligado.

Seguindo essas dicas, nós temos certeza de que você fará uma ótima apresentação de TCC!